A cor do sagrado em Céu sobre água (1978), de José Agrippino de Paula

Palavras-chave: Cor, Cultura, Corpo

Resumo

A partir da ideia de que a cor tem um caráter corporal e táctil, afirmando-se como força, e não como código; presença, e não signo (TAUSSIG, 2009), propomos analisar o curta-metragem Céu sobre água (1978), de José Agrippino de Paula, considerando-o como um ensaio sobre a luz e a cor, com foco na dimensão do sagrado. Através da valorização das formas que surgem das cores e de sua vocação movente, também encontrada na dança e no cinema, o filme integra arte e vida, tendo como eixo o corpo grávido e os movimentos da dançarina e coreógrafa Maria Esther Stockler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Nogueira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Doutora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, Bahia, Brasil.

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BEAUVAIS, Yann. A gente saía de manhã sem ter uma ideia (Sobre José Agrippino de Paula). In: Lugar Comum. Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, n.28. Rio de Janeiro: Rede Universidade Nômade, 2009.

HOISEL, Beto. Naquele tempo, em Arembepe. Salvador: Século 22, 2003.

GIANNETTI, Julia. A dança marginal de Maria Esther Stockler: um olhar imagético. Campinas: Unicamp, 2011. Dissertação de Mestrado.

MORAES, Felipe Augusto de. A arte-soma de José Agrippino de Paula. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011. Dissertação de Mestrado.

MERLEAU-PONTY. Maurice. A dúvida de Cézanne. In: O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

RISÉRIO, Antonio. Duas ou três coisas sobre a contracultura no Brasil. In: Anos 70: trajetórias. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2005.

TAUSSIG, Michael. What color is the sacred? Chicago and London: The University of Chicago Press, 2009.

VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Publicado
20-05-2019
Como Citar
Nogueira, C. (2019). A cor do sagrado em Céu sobre água (1978), de José Agrippino de Paula. Visualidades, 17, 19. https://doi.org/10.5216/vis.v17.48227
Seção
Artigos