Joias Artísticas: o caso da Bienal de São Paulo
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a participação de joalheiros em edições da Bienal de São Paulo durante as décadas de 1960 e 1970, fato pouco conhecido e divulgado no estudo dessas exposições. A partir de documentos pertencentes ao Arquivo da Fundação Bienal de São Paulo e de catálogos das exposições, o texto discorre sobre fatos para a adesão da exposição de joias no evento de arte, citando nomes e momentos importantes que influenciaram a abertura da Bienal para as joias artísticas.
Downloads
Referências
ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana. As Bienais de São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2004.
CAMPOS, Ana Paula de. Design e Arte: aproximações através da Joalheria Contemporânea, 2010. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo, Universidade Anhembi Morumb, 2010. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/view/30695118/design-e-arte-aproximacoes-atraves-da-joalheria-contemporanea>. Acesso em: 23 jun 2017.
CARA, Milene Soares. Difusão e Construção do Design no Brasil: o papel do MASP.
184 f. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-09082013-161051/pt-br.php>. Acesso em: 23 jun. 2017
FAVARO, Henry Aguiar Bizarro. Design de Joias e pesquisa acadêmica: limites e sobreposições. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/477/1/Henny%20Aguiar%20Bizarro%20Rosa%20Favaro.pdf>. Acesso em: 23 jun 2017.
FUNDAÇÃO Bienal. VII Bienal de São Paulo [Catálogo], 1963. Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/name58cfb4>. Acesso em: 26 jun 2017
FUNDAÇÃO Bienal. VIII Bienal de São Paulo [Catálogo], 1965. Disponível em: <https://issuu.com/bienal/docs/name6dc084>. Acesso em: 26 jun 2017
FUNDAÇÃO Bienal. X Bienal de São Paulo [Catálogo], 1969. Disponível em:
< https://issuu.com/bienal/docs/nameacb494/193>. Acesso em: 26 jun 2017
FUNDAÇÃO Bienal. XI Bienal de São Paulo [Catálogo], 1971. Disponível em:
< https://issuu.com/bienal/docs/name9839c4>. Acesso em: 26 jun 2017
FUNDAÇÃO Bienal. XII Bienal de São Paulo [Catálogo], 1973. Disponível em:
< https://issuu.com/bienal/docs/namee1bdf4>. Acesso em: 26 jun 2017
FUNDAÇÃO Bienal. XIII Bienal de São Paulo [Catálogo], 1975. Disponível em:
< https://issuu.com/bienal/docs/name63a314>. Acesso em: 26 jun 2017
LEON, Ethel. Memórias do design brasileiro. São Paulo: Editora Senac, 2009.
MACHADO, HELO. Acrílico, palha e mercúrio nas novas jóias. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 56, 26 out 1975.
MAGTAZ, Mariana. Joalheria Brasileira: do descobrimento ao século XX. São Paulo: UNIPAR, 2009.
MATARAZZO, A. Andrea. A Bienal de Ciccillo. In: Bienal de São Paulo. 50 anos Bienal de São Paulo: 1951 – 2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
MORAIS, Écio. Tendências Contemporâneas e o Design de Jóias no Brasil, 2004. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/10365/10365_5.PDF>. Acesso em: 23 jun 2017.
O LIBERAL. Bienal Entrega prêmios de arquitetura e fotografia. O liberal, Bélem, Pará, 29 de nov 1973.
PERL, Jed. New Art City: Nova York, capital da arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.