Escrever sob o fascínio da imagem – ressonâncias entre o pensamento de Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman

Autores

  • Lilian Hack Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Édio Raniere da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v15i2.48066

Palavras-chave:

Blanchot. Didi-Huberman. Imagem.

Resumo

Resumo O artigo problematiza o conceito de imagem a partir do pensamento de Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman. Explorando especialmente os conceitos de duplicidade da imagem em Blanchot e dupla distância do olhar em DidiHuberman, pretende-se verificar os pontos em que se faz convergir nesses autores um modo de operar o pensamento e a escrita sobre a arte em sua relação com a imagem. Nesse jogo, sujeito e objeto são lançados a uma instabilidade, movimento em que o sujeito se desfaz de si mesmo pela imagem, se desfaz de si no encontro com uma obra. Momento em que a imagem solicita a palavra e em que a língua torna-se o lugar desde onde podemos nos aproximar dela.

 

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Biografia do Autor

Lilian Hack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Visuais pela UFRGS, na área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte. Mestre pela mesma instituição. Integra os grupos de pesquisa Fundar: grupo de pesquisa sobre instauradores da arte contemporânea; Vida Que Vem: Arte, Política e Processos de Subjetivação; Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política. Foi professora substituta na UFPEL. Em suas pesquisas dedica-se às relações entre palavra e imagem nos processos de escrita, arte e vida e processos de criação.

Édio Raniere da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Coordenador Adjunto do Curso de Psicologia da UFPEL. Membro da ABRAPSO e da ANPEPP. Suas principais pesquisas concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Ressonâncias entre Arte e Psicologia; 2) Socioeducação. Coordena o projeto de pesquisa Vida que Vem: arte, política e processos de subjetivação; e o projeto de extensão Socioeducação (en) cena: Agenciamentos entre Psicologia Social e Teatro. 

Referências

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

HACK, L.; DA SILVA, Édio R. Escrever sob o fascínio da imagem – ressonâncias entre o pensamento de Maurice Blanchot e Georges Didi-Huberman. Visualidades, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 69–92, 2017. DOI: 10.5216/vis.v15i2.48066. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/48066. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos