Carta aberta do III Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes Visuais

2021-11-03

A Revista Visualidades divulga carta aberta do III Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes Visuais endereçada às agências de fomento, às universidades brasileiras e público em geral:

"Os editores de periódicos científicos da área de Artes, em assembleia ocorrida no dia 6 de maio de 2021, durante o encerramento do III Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes https://www.even3.com.br/forumeditores/ , realizado de modo remoto de 4 a 6 de maio de 2021, com 191 participantes inscritos, deliberaram pelo encaminhamento desta Carta Aberta, dirigida às agências de fomento e demais instituições, como estratégia de manutenção e fortalecimento da área frente às necessidades que se observam na atualidade.

Por certo, o apoio recebido por alguns periódicos não inviabiliza este empreendimento; ao contrário, o fortalece e, espera-se, deve servir de exemplo àqueles que se encontram em situação de quase mendicância para subsistir. Tal heterogeneidade de tratamentos requer especial atenção, uma vez que somente o apoio oficial garante a produção de conhecimentos necessários à nossa identidade enquanto nação plural, sem esquecer que a economia da cultura é um dos setores que mais cresce no país. 

Neste sentido, o Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes, que congrega as publicações científicas da área de Artes, tem como objetivo promover e reforçar o lugar político e de visibilidade da área no contexto nacional da pesquisa, contribuindo com a maior profissionalização de editores e equipes editoriais, favorecendo a difusão regular e atualizada do conhecimento produzido pelas Artes. Com isto, ao atuar como porta-voz dos anseios e necessidades dos editores de artes, estimula o debate de questões emergentes e pragmáticas das publicações científicas, incentiva as parcerias com as associações de pesquisa e programas de pós-graduação, procura estreitar a comunicação com a CAPES e o aprimoramento do seu sistema de qualificação dos periódicos. 

A urgência deste encaminhamento se justifica por demanda recorrente dos editores, em seus fóruns específicos, diante do momento político e de crise sanitária que tem passado o país, gerando grandes indefinições e preocupantes cortes de recursos, com potencial impacto sobre a pós-graduação brasileira e, consequentemente, sobre os periódicos da área de Artes. 

Desta forma, para equacionar e melhorar a gestão e manutenção dos Periódicos Científicos vinculados às Universidades Públicas, sejam Federais, Estaduais ou Municipais, os editores reunidos neste III Fórum Nacional de Editores de Periódicos da Área de Artes, deliberaram pelo encaminhamento das seguintes demandas, para que estes pleitos sejam atendidos e agilizados nas diferentes esferas decisórias competentes. 

Primeiramente dialogamos com a CAPES e o CNPq, agências de fomento fundamentais para o financiamento, apoio e divulgação da pesquisa realizada no Brasil. A estas agências demandamos:

1. Manutenção do Edital - Programa Editorial.

2. Ampliação das bases de dados – indexadores – para corte de aceitação dos periódicos. Neste sentido, o coletivo dos editores informa os indexadores que considera adequados à área de artes:
DOAJ, RILM, EBSCO, Web of Science, Google Scholar, ProQuest, ROAD, JSTOR, SCOPUS, Scielo, Scimago, Latindex, Redib, LatinRev, Project MUSE, Base, Sumários, Amplificar, OpenAire, REDALYC, Revue.org, PLURIDOC, Diadorim. Com isso, projeta-se a ampliação do acesso de outros periódicos aos recursos disponibilizados pelas agências.

3. Melhorar a valoração, no Currículo Lattes, das funções de: Editores
Associados, Editor-Chefe, Avaliadores/Pareceristas.

Junto às Universidades, queremos que apoiem os seus periódicos através de:

1. Valorização do trabalho do Editor-Chefe e dos Editores Associados, bem como dos Avaliadores/Pareceristas. De modo que:
a. O Editor-Chefe tenha 10 horas/aula, em seu plano de Ocupação Docente, para exercer essa função.
b. Que os Planos de Carreira dos Docentes avalie e pontue os trabalhos de Editoração e dos Pareceristas de periódicos.
c. Que os Concursos para Docentes avaliem e pontuem os trabalhos de Editoração e dos Pareceristas de periódicos.

2. Que as Universidades apoiem os seus periódicos através de suas Bibliotecas Centrais e de seus Portais de Periódicos, oferecendo apoio:
a. No registro DOI (Digital Object Identifyer).
b. Na aquisição e implantação de Programas de verificação de Similaridades para os artigos antes de sua publicação nos periódicos.
c. Na oferta e manutenção de suportes para a Plataforma OJS3, realizando manutenção, atualizações e treinamento da equipe de editoria dos periódicos.
d. Na oferta e manutenção de apoio para a utilização e domínio das mídias digitais.
e. Na disponibilização de recursos financeiros ou humanos para revisão e tradução dos textos publicados nos periódicos.

3. Os programas de Pós-Graduação que possuem periódicos científicos devem destinar bolsas de trabalho e recursos para a manutenção mínima dos seus periódicos. 

As Fundações Estaduais de Apoio a Pesquisa devem direcionar sua atenção para que os periódicos das Universidades Públicas possam concorrer aos recursos destas fundações. Muitas destas Fundações não possuem programas específicos de apoio a editoria de periódicos científicos. Assim, demandamos que estas instituições passem a priorizar os periódicos como suportes vitais para o acesso aos resultados das pesquisas em andamento ou realizadas.

Desta forma, entendemos que, somente com os apoios aqui solicitados, poderemos dar continuidade efetiva à missão inerente aos periódicos científicos da área de Artes, assegurando o acesso ao conhecimento livre, gratuito e aberto, democratizando a nossa produção científica." 

**III Fórum de Editores de Periódicos da área de Artes Visuais