EXAMES LABORATORIAIS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CARACTERIZAÇÃO E O ÔNUS FINANCEIRO PARA UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA

Autores

  • Hérika Isabella da Costa FF/UFG
  • Lívia Lara Pessoni
  • Keila Correia de Alcântara

Resumo

Os exames laboratoriais estão entre os recursos mais utilizados no serviço de apoio diagnóstico à prática clínica, mas pode onerar o sistema de saúde se solicitado inadequadamente. O objetivo deste estudo foi caracterizar os exames solicitados pelo Serviço de Urgência e Emergência (SUE) de um hospital universitário em Goiânia/Goiás e verificar o ônus aos cofres públicos causado pela solicitação destes exames. De um total de 152.185 exames, 117 (65,0%) não foram considerados de urgência e emergência. Os 62 tipos de exames considerados de urgência e emergência representaram 42.715 (81,8%) do total de exames solicitados pelo SUE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

DA COSTA, H. I.; PESSONI, L. L.; DE ALCÂNTARA, K. C. EXAMES LABORATORIAIS DE URGÊNCIA/EMERGÊNCIA: CARACTERIZAÇÃO E O ÔNUS FINANCEIRO PARA UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE GOIÂNIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40832. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)