A IMPORTÂNCIA DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (SCUP) E DOS BANCOS DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (BSCUP)

Autores

  • Alex Nogueira Pires FF/UFG
  • Renata Gizani de Moura Leite

Resumo

Sangue do Cordão Umbilical Placentário SCUP o sangue encontrado no cordão umbilical e nas veias da placenta. Atuando como ligação entre a placenta e o bebê durante a gestação, podendo ser utilizado anos após para fins terapêuticos. Sendo o cordão umbilical uma fração de sangue rico em células progenitoras hematopoiéticas utilizadas como alternativas de transplantes. Com o advento do uso das células do sangue de cordão umbilical em transplantes culminou com a necessidade do armazenamento dessas células, onde atualmente existe uma grande exposição nas mídias sobre os inúmeros benefícios que essas células do sangue do cordão umbilical podem proporcionar como alternativas no tratamento e cura de diversas patologias. Nesse trabalho verificou-se a importância de uma breve pesquisa sobre as SCUP’s e BSCUP’s para que sejam apontados, tanto para conhecimento da população em geral como para estudiosos que se interessam por essa temática, os benefícios que os Bancos de Sangue do Cordão Umbilical Placentário e as células do cordão umbilical podem trazer para os tratamentos alternativos de várias patologias. O avanço das pesquisas com células-tronco do sangue do cordão umbilical e placentário (SCUP) e a criação de bancos de sangue de cordão umbilical e placentário (BSCUP) aumenta a importância desse serviço, sejam eles privados ou públicos, para que futuramente tenhamos mais alternativas nos tratamentos da medicina em geral e de patologias, garantindo um aumento da expectativa de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

PIRES, A. N.; LEITE, R. G. de M. A IMPORTÂNCIA DO SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (SCUP) E DOS BANCOS DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO (BSCUP). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40782. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)