MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CLONAZEPAM DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO TERAPÊUTICO

Autores

  • Jaqueline Kalleian Eserian Instituto Adolfo Lutz
  • Márcia Lombardo Instituto Adolfo Lutz

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36761

Palavras-chave:

clonazepam, monitoramento, saúde pública, controle de qualidade

Resumo

Os benzodiazepínicos são medicamentos tipicamente utilizados para o tratamento de ansiedade e distúrbios do sono, sendo um dos psicotrópicos mais utilizados mundialmente. O clonazepam figura como o medicamento mais vendido no Brasil entre os anos de 2007 e 2010, estando inserido no Programa de Monitoramento da Qualidade de Medicamentos de Saúde Mental do estado de São Paulo. O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade de 10 amostras de diferentes lotes de comprimidos de clonazepam 2mg a serem distribuídos em unidades públicas de saúde do estado de São Paulo no período de 2013-2014. Foram realizados ensaios físico-químicos de aspecto; variação de peso; identificação, teor e uniformidade de doses unitárias por cromatografia líquida de alta eficiência. As amostras foram analisadas em um sistema de separação composto de coluna de fase reversa e mistura isocrática ternária, com detecção no ultra-violeta. Os resultados demonstraram que as amostras analisadas estavam satisfatórias quanto aos ensaios realizados. A homogeneidade entre as amostras, conforme observado neste estudo, contribuem, em conjunto com outros fatores, para um tratamento eficaz. Ações de vigilância sanitária que visem o controle da qualidade de medicamentos distribuídos na rede pública de saúde são imprescindíveis para a garantia de um tratamento farmacológico adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Kalleian Eserian, Instituto Adolfo Lutz

Farmacêutica, Mestre e Doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e Pesquisadora Científica do Instituto Adolfo Lutz, Núcleo de Ensaios Físicos e Químicos em Medicamentos, Centro de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes.

Márcia Lombardo, Instituto Adolfo Lutz

Farmacêutica, Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo e Pesquisadora Científica do Instituto Adolfo Lutz, Núcleo de Ensaios Físicos e Químicos em Medicamentos, Centro de Medicamentos, Cosméticos e Saneantes.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

ESERIAN, J. K.; LOMBARDO, M. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE CLONAZEPAM DISTRIBUÍDOS NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SUCESSO TERAPÊUTICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36761. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36761. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia