INTOXICAÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS: PERFIL LOCAL DE SUBNOTIFICAÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Lucas Coraça Germano Universidade Estadual de Campinas
  • Herling Gregorio Aguilar Alonzo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.36725

Palavras-chave:

Intoxicação, Medicamentos, Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos, Serviço hospitalar de emergência, Estudos transversais,

Resumo

No Brasil, as poucas informações disponíveis sobre exposições e intoxicações envolvendo medicamentos provêm do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), do Sistema Informações Tóxico-farmacológicas (SINITOX), e alguns estudos em grandes hospitais. O objetivo foi analisar as exposições e intoxicações, envolvendo medicamentos, atendidas na Unidade de Urgência e Emergência (UUE) do Hospital Municipal de Itapira-SP ocorridas em 2012. Realizou-se um estudo transversal das exposições medicamentosas a partir da revisão das fichas de todos os atendimentos da UUE. Ocorreram 95.923 atendimentos, dos quais 3.184 eram exposições e intoxicações, destas, 318 (10,0%) relacionaram-se a medicamentos. Predominaram o gênero feminino (61,0%), na faixa de 20 a 59 anos (58,2%), as exposições terapêuticas (39,9%) e tentativas de suicídio (19,2%), sem nenhum óbito. Ocorreu suporte do Centro de Atendimento Toxicológico em dois casos e não houve notificação ao SINAN. Três casos de tentativas de suicídio foram encaminhados para acompanhamento após alta. É preciso cautela na avaliação das exposições medicamentosas no Brasil, dadas as dessemelhanças encontradas entre os dados de Itapira e os do SINAN e o SINITOX. Sugerem-se estudos de farmacovigilância no município, para redução das exposições terapêuticas prejudiciais, e ações de prevenção ao suicídio junto aos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

GERMANO, L. C.; ALONZO, H. G. A. INTOXICAÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS A MEDICAMENTOS: PERFIL LOCAL DE SUBNOTIFICAÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.36725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/36725. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia