LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS DA BAHIA E SUAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Autores

  • Juliana Azevedo da Paixão Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGRGV
  • Rodrigo Souza Conceição Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGFAR
  • ALBERTINO FREITAS SANTANA NETO Universidade Federal da Bahia/PPGBIOTC
  • José Fernando Araujo Neto Universidade Federal da Bahia/PPGQ
  • UILIANE SOARES DOS SANTOS Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGRGV

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v13i2.35942

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Uso racional, Interações Medicamentosas

Resumo

O Brasil é um país rico em biodiversidade, sua cultura é herdada de diversos povos, dentre eles: indígenas e africanos, onde existe o costume da utilização de plantas medicinais. Muito dessa cultura se perdeu com o tempo, no entanto em populações mais abastadas, esse costume ainda persiste. O presente trabalho teve como objetivo o levantamento bibliográfico de plantas medicinais comercializadas em feiras livres no Estado da Bahia, a fim de verificar as principais interações medicamentosas com medicamentos da Atenção Básica de Saúde. Foram realizadas pesquisas utilizando as base de dados PubMed, Scielo, Science Direct, SciFinder, usando como palavras chave: herbal and plants, pharmacokinetic, pharmacology, interactions, adverse effects, adverse reaction, safety e toxicity, entre outras. Diversas plantas foram encontradas na literatura, dessas, 44 são utilizadas com maior intensidade pela população. Das 44 plantas, 6 são usadas como coadjuvantes para o tratamento de Doenças Crônicas e todas as 6 apresentaram interações medicamentosas o que torna o seu uso preocupante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Azevedo da Paixão, Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGRGV

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia. Nessa instituição, foi bolsista de Iniciação Científica no período de 2011-2013, desenvolvendo projetos relacionados a estudos fitoquímicos, atividades biológicas e atuou na produção de medicamentos alopáticos: fitoterápicos e fitocosméticos em escala magistral. É especialista em Farmacologia Aplicada a Prática Clínica pela AVM-Faculdade Integrada. Atualmente, faz mestrado em Recursos Genéticos Vegetais na Universidade Estadual de Feira de Santana, desenvolvendo projetos relacionados com produtos naturais, fitoquímica.

Rodrigo Souza Conceição, Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGFAR

Possui graduação em Farmácia pela UFBA, atualmente faz mestrado em ciências farmacêuticas na UEFS

ALBERTINO FREITAS SANTANA NETO, Universidade Federal da Bahia/PPGBIOTC

Possui graduação em Farmácia pela UFBA, atualmente faz mestrado em biotecnologia na UFBA. É professor substituto de farmacognosia na mesma instituição

José Fernando Araujo Neto, Universidade Federal da Bahia/PPGQ

Possui graduação em Farmácia pela UFBA, atualmente faz mestrado em Química na UFBA.

UILIANE SOARES DOS SANTOS, Universidade Estadual de Feira de Santana/PPGRGV

Possui graduação em biologia pela UPE, atualmente faz mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela UEFS

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

PAIXÃO, J. A. da; CONCEIÇÃO, R. S.; SANTANA NETO, A. F.; ARAUJO NETO, J. F.; DOS SANTOS, U. S. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE PLANTAS MEDICINAIS COMERCIALIZADAS EM FEIRAS DA BAHIA E SUAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 71–81, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i2.35942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/35942. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Farmacognosia e Produtos Naturais