MEDICAMENTOS OFF LABEL E NÃO LICENCIADOS NA PEDIATRIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Lílian de Abreu Ferreira
  • Cássio da Cunha Ibiapina
  • Eleonora Druve Tavares Fagundes
  • Márcia Gomes Penido Machado

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v8i3.15807

Palavras-chave:

Bula de medicamentos, Prescrições de medicamentos, Pediatria, Preparações Farmacêuticas, Utilização em indicações não Aprovadas.

Resumo

Devido à rapidez com que surgem novos medicamentos no mercado, a maioria é lançada com farmacológicos insuficientes nas bulas. Tal situação conduz médicos a prescreverem esses medicamentos para crianças e adolescentes apoiando-se na extrapolação de dados obtidos em adultos e em experiências acumuladas. Assim, a revisão baseou-se nos estudos publicados nos últimos anos, para verificar o uso e a prevalência dos medicamentos off label e não licenciados na Pediatria. A prevalência de prescrições de medicamentos off label apresentou proporções de mais de 50% em alguns países e mais altas que os não licenciados. A prescrição desses medicamentos possui alta prevalência em diversos países, inclusive no Brasil e envolve classes terapêuticas importantes como a dos antibacterianos. Portanto, mais esforços e estudos sobre formulações adequadas e medicamentos eficazes e seguros na Pediatria são necessários para que pacientes possam receber a assistência que melhor atenda às suas necessidades, assim como às dos adultos, visto que a análise da literatura permite confirmar que o uso desses medicamentos também é um problema em países desenvolvidos. 10.5216/ref.v8i3.15807

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

FERREIRA, L. de A.; IBIAPINA, C. da C.; FAGUNDES, E. D. T.; MACHADO, M. G. P. MEDICAMENTOS OFF LABEL E NÃO LICENCIADOS NA PEDIATRIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 13, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i3.15807. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15807. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais