AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE TABERNAEMONTANA CATHARINENSIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM PELE DE RATOS (RATTUS NORVEGICUS)

Autores

  • Denise Janning
  • Cláudia A. C. Albuquerque
  • Sara C. Barauna

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v8i3.15803

Palavras-chave:

rato, ferida, cicatrização, Tabernaemontana catharinensis.

Resumo

A pele representa uma barreira física com o meio externo, quando lesionada, o organismo reage para reparação através do processo de cicatrização. Determinadas plantas que possuem componentes farmacológicos ativos são utilizadas para diminuir o período de cicatrização e para alcançar melhores resultados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a cicatrização de feridas com o extrato de Tabernaemontana catharinensis. Foram utilizados 12 ratos (machos) divididos em 3 grupos experimentais, os quais foram submetidos a incisão na região dorso-costal e feito o tratamento tópico durante 7 dias: Grupo Controle (GC) com salina, Grupo Extrato (GE) com extrato hidroalcoólico de Tabernaemontana catharinensis, Grupo Fármaco (GF) com Bepantanol®. Os animais do GC e GE foram os quais obtiveram maior sucesso em relação a diminuição da área da ferida no decorrer dos dias, sugerindo que a planta tem um efeito cicatrizante importante sobre a epiderme de ratos. 10.5216/ref.v8i3.15803

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-29

Como Citar

JANNING, D.; ALBUQUERQUE, C. A. C.; BARAUNA, S. C. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE TABERNAEMONTANA CATHARINENSIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS EM PELE DE RATOS (RATTUS NORVEGICUS). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 12, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i3.15803. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/15803. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais