Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 2 (2014): Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas - jul/dez. 2014
v. 14 n. 2 (2014): Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas - jul/dez. 2014
Publicado:
2015-03-12
Expediente
01-08
PDF
Resenhas
História, verdade e ética: a centralidade do sujeito na epistemologia de Paul Ricoeur
Felipe Salvador Weissheimer, Ivonete Pereira
420-424
PDF
Zygmunt Bauman e o conceito de cultura
Matheus Mesquita Pontes
425-429
PDF
Apresentação
História, Sociedade e Práticas Educativas
Luiz Carlos do Carmo, Maria Andréa Angelotti Carmo
09-17
PDF
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas
Dom Antônio Joaquim de Melo e suas concepções ultramontanas sobre a educação da criança pela família na Diocese de São Paulo (1851-1861) DOI10.5216/o.v14i2.30640
Juarez José Tuchinski dos Anjos
18-37
PDF
O primeiro Gymnasio da capital no Estado de São Paulo: dos programas de ensino às narrativas dos alunos DOI10.5216/o.v14i2.30803
Maria Aparecida Cabral
38-55
PDF
Cultura escolar e ensino de história em tempos de ditadura militar brasileira DOI10.5216/o.v14i2.30812
Antonio Simplicio de Almeida Neto
56-76
PDF
Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses DOI10.5216/o.v14i2.30319
Maria Conceição Silva
77-93
PDF
Arqueologia enquanto prática social; em busca de dinâmicas colaborativas DOI10.5216/o.v14i2.30821
Clarisse Callegari Jacques
94-113
PDF
De olho no presente: História Antiga e livros didáticos no século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30829
Luís Ernesto Barnabé
114-132
PDF
Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30835
Rafael Saddi
133-147
PDF
A “vulgarização” da ciência: a instrução pública no discurso do Instituto Politécnico Brasileiro no Segundo Império DOI10.5216/o.v14i2.30867
Ana Paula Almeida Lima
148-165
PDF
Educação escolar e saberes sociais em narrativas de trabalhadores; o trabalho da palavra e da consciência histórica DOI10.5216/o.v14i2.30898
Luzia Marcia Resende Silva
166-184
PDF
Práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no nordeste do Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30783
Roberto Kennedy Gomes Franco
185-201
PDF
Livros didáticos e Estado Novo: um projeto ideológico DOI10.5216/o.v14i2.30213
Fernanda Alves da Silva Oliveira, Poliene Soares dos Santos Bicalho
202-220
PDF
Artigos
O Consenso Indispensável: figuração do político no discurso de comandantes militares brasileiros: 1979-1988 DOI10.5216/o.v14i2.28642
Mauro Eustáquio Costa Teixeira
222-239
PDF
Ciganos e educação: um desafio para a construção da sociedade espanhola do século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30132
Jesús María Aparicio Gervás, Charles David Tilley Bilbao
240-254
PDF (Español (España))
Arte e cultura, uma sinonímia imprópria DOI10.5216/o.v14i2.29846
Guilherme Antônio Carneiro de Sant'Ana, Simone Maria Rocha
255-278
PDF
Emissários, Cultura Escrita e Oral: circulação no Norte da América Portuguesa DOI10.5216/o.v14i2.30150
Breno Gontijo Andrade
279-294
PDF
The 'L' Word & Queer as Folk: uma leitura queer DOI 10.5216/o.v14i2.30604
Rogério Makino, Sulivan Charles Barros
295-313
PDF
Histórias e memórias: usos dos espaços na cidade de Manaus DOI10.5216/o.v14i2.30750
Patrícia Rodrigues Silva
314-338
PDF
Henrique VI de Hoenstaufenem majestade: uma análise de suas representações imagéticas entre o Liber ad honorem augusti (1197) e o Códex Manesse (1340) DOI10.5216/o.v14i2.30906
Vinicius Cesar Dreger de Araujo
339-359
PDF
História de trabalhadores, história de trabalho e relações regionais – na porção Central do Brasil, 1890 – 1940 DOI10.5216/o.v14i2.32933
Luiz Carlos do Carmo
360-377
PDF
Os pontos cegos da História: a produção e o direito ao esquecimento no Brasil – breves notas para uma discussão. DOI10.5216/o.v14i2.30129
Julio Bentivoglio
378-395
PDF
O trabalho como signo de hombridade e base para a construção da masculinidade em Caxias na ótica do jornal Cruzeiro, durante o governo Dutra (1946-1950) DOI10.5216/o.v14i2.22995
Jakson Santos Ribeiro, Maria Izabel Barboza de Morais Oliveira
396-417
PDF
Entrevista
O nacionalismo, as práticas educativas e as batatas, por Rebecca Earle
Ana Carolina de Carvalho Viotti
432-444
PDF
Normas para publicação
Normas para publicação
445-447
PDF
Colaboradores/as
Colaboradores/as
448-450
PDF
Autoras e autores que contribuíram com este número
Autoras e autores que publicaram na OPSIS v. 14, n. 2– jul. / dez. (2014) Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems