A lei 10.639, o ensino de história e a cultura afro-brasileira DOII10.5216/o.v10i1.9631

Autores

  • Patrícia de Freitas Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora Colaboradora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v10i1.9631

Palavras-chave:

currículo, ensino, história africana.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a Lei 10.639 e ao mesmo tempo procura-se estabelecer uma discussão sobre a necessidade da reformulação do currículo escolar em função de uma construção do conhecimento que se faz respeitando a pluralidade cultural existente no Brasil. É enfatizada ainda, a importância da formação continuada dos professores acerca da temática Afro-Brasileira e Africana. Palavras-chave: currículo; ensino; história africana. Abstract: The aim of this paper is to present the Law 10.639, while it aims to establish a discussion about the need for revision of school curriculum based on a knowledge construction that is done while respecting the cultural diversity existing in Brazil. It also emphasized the importance of continued training of teachers on the theme of Afro-Brazilian and African. Word-key: curriculum; education; african history.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Freitas, Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora Colaboradora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero - UFSC

Graduada em História e Pegagogia, Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Pública do Estado de Santa Catarina. Pesquisadora Colaboradora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero - UFSC

Downloads

Publicado

27-09-2010

Como Citar

Freitas, P. de. (2010). A lei 10.639, o ensino de história e a cultura afro-brasileira DOII10.5216/o.v10i1.9631. OPSIS, 10(1), 15–28. https://doi.org/10.5216/o.v10i1.9631

Edição

Seção

Dossiê A desconstrução do racismo na história do Brasil