O estudo de história da África e da cultura afro-brasileira

uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba-MG (2017)

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU
  • Camilla Aparecida Nogueira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v21i2.63216

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).  Tem como objetivo identificar e refletir sobre as formas que conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhadas na Escola Municipal Machado de Assis, em Ituiutaba-MG, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos:  a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar com a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo em relação ao que tem sido produzido no campo epistemológico da Lei 10.639/03. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - FACIP.

Camilla Aparecida Nogueira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-05-15

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. F.; APARECIDA NOGUEIRA DOS SANTOS, C. O estudo de história da África e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba-MG (2017). OPSIS, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 1–11, 2021. DOI: 10.5216/o.v21i2.63216. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/63216. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos