O estudo de história da África e da cultura afro-brasileira

uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba-MG (2017)

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU
  • Camilla Aparecida Nogueira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v21i2.63216

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU).  Tem como objetivo identificar e refletir sobre as formas que conteúdos relacionados à História da África e cultura afro-brasileira vêm sendo trabalhadas na Escola Municipal Machado de Assis, em Ituiutaba-MG, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que recorreu a diferentes instrumentos:  a observação das aulas de História e confecção de notas de campo, a técnica do grupo focal e entrevista com os professores de História. Acredita-se que essa investigação possa colaborar com a formação dos professores de História e suas práticas em sala de aula, sobretudo em relação ao que tem sido produzido no campo epistemológico da Lei 10.639/03. 

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Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - FACIP.

Camilla Aparecida Nogueira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

15-05-2021

Como Citar

Silva Júnior, A. F., & Aparecida Nogueira dos Santos, C. (2021). O estudo de história da África e da cultura afro-brasileira: uma investigação na Escola Municipal Machado de Assis, Ituiutaba-MG (2017). OPSIS, 20(2), 1–11. https://doi.org/10.5216/o.v21i2.63216

Edição

Seção

Artigos