O seriado Chaves e a questão urbana: exclusão, periferização e conflito de classes

Exclusão, Periferização e Conflito de Classes

  • Júlio Cesar Meira Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este texto propõe investigar o processo de periferização na cidade do México a partir da segunda metade do século XX, a partir da análise do seriado Chaves. Parte-se de duas interpretações. Em primeiro lugar, que esse processo de favelização e periferização foi parte da expansão urbana e industrial, na qual os mais pobres, os trabalhadores, ficaram à margem. Luta de classes, especulação imobiliária, concentração de renda, são alguns dos sintomas que geraram grandes massas de excluídos, que se concentraram em regiões precárias e distantes dos centros urbanos e econômicos, ainda que servindo de mão de obra a alimentar esse sistema. Em segundo lugar, que a exclusão e periferização pode se dar também no campo social, mesmo que convivendo os excluídos e privilegiados lado a lado ou no mesmo espaço. O recorte temporal, como apontado acima, abrange o período da segunda metade do século XX, com ênfase para a década de 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar Meira, Universidade Estadual de Goiás
Doutor em História Social (UFU), é professor efetivo (em Regime de Tempo Integral de Dedicação à Docência e à Pesquisa) nas áreas de História Moderna e Contemporânea do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Câmpus Morrinhos. Professor do Programa de Mestrado em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERG/GEPEC/UEG). Coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado “Memória, Patrimônio e Ambiente: Representações da Modernidade e seus Efeitos em Goiás”, registrado junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás.
Publicado
30-12-2019
Como Citar
Meira, J. C. (2019). O seriado Chaves e a questão urbana: exclusão, periferização e conflito de classes: Exclusão, Periferização e Conflito de Classes. OPSIS, 19(2), 1-11. https://doi.org/10.5216/o.v19i2.57936