Cidade, trabalhadores e alfabetização: um estudo sobre alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Marechal Cândido Rondon – PR

Autores

  • Jiani Fernando Langaro UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v16i1.36810

Palavras-chave:

História Oral, Brasiguaios, letramento

Resumo

O artigo propõe reflexão sobre as relações estabelecidas por trabalhadores do município de Marechal Cândido Rondon-PR com a alfabetização. Trata-se de alunos dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade, com quem se dialogou através da metodologia de pesquisa com narrativas orais, entre os anos de 2002 e 2003. Em sua maioria são trabalhadores (alguns assalariados, outros informais), que haviam migrado para o local nas décadas de 1990 e 2000. Procurou-se compreender como eles experienciavam o trabalho e a vida urbana diante de seu precário domínio da linguagem escrita e suas estratégias para superar dificuldades do dia a dia.

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Biografia do Autor

Jiani Fernando Langaro, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

FCH - Faculdade de Ciências Humanas Curso de História

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Publicado

23-08-2016

Como Citar

Langaro, J. F. (2016). Cidade, trabalhadores e alfabetização: um estudo sobre alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Marechal Cândido Rondon – PR. OPSIS, 16(1), 219–237. https://doi.org/10.5216/o.v16i1.36810