Estágio supervisionado e o PIBID na formação docente: experiências que se complementam DOI10.5216/o.v15i1.34726

Autores

  • Maria Beatriz Pinheiro Machado Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS,
  • Lara Moncay Reginato Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS,

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34726

Palavras-chave:

PIBID, Estágio supervisionado, Formação docente

Resumo

O presente artigo tem por finalidade traçar um comparativo entre as práticas de ensino e a compreensão do contexto escolar, propiciadas por meio do Estágio Supervisionado e da participação no PIBID. Para tanto, foram utilizados os memoriais das disciplinas de Estágio I e II, assim como o relatório de atividades desenvolvidas em atuação no PIBID. Traçando-se um paralelo entre as diferentes experiências, pode-se concluir que o PIBID possibilita o saneamento de lacunas existentes na prática do estágio, além de viabilizar um contato mais profundo e reflexivo com a realidade escolar e o universo que a permeia e constitui.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Pinheiro Machado, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS,

Mestre. Professora dos cursos de História da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. 2000.

BARROS, José A. O campo da história: especialidades e abordagens. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CAIMI, Flávia Eloisa. Estágio curricular e aprendizagem profissional: desafios presente na formação de professores de história. In:___. Estágios nas licenciaturas. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2008, p. 86 -104.

CAPES. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 12 jul. 2014.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

GALVEZ, Marcelo C. As teorias da história em sala de aula. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: HISTÓRIA E HISTORIADORES HOJE, 2., Maranhão. Anais... Maranhão: ANPUH.

Disponível em: <http://www.outrostempos.uema.br/curso/anaisampuh/anaismarcelo1.htm>.

Acesso em: 1 out 2014.

LIBÂNEO, José Carlos e SANTOS, Akiko (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

MEINERZ, Carla Beatriz et al. Caderno pedagógico de história PIBID/UFGRS. Saberes e práticas de professores de história em formação. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

PICONEZ, Stela C. Bertholo (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008, p. 15-32.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS. Projeto pedagógico do curso de história. 2011. Disponível em: <http://www.ucs.br/portais/curso140/documentos/13526/>. .Acesso em: 23 ago 2014.

TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. In: Revista Brasileira de Educação, set/dez. 1999, n. 12, p. 5-21.

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SAVIANI, Demeval et.al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

ZARTH, Paulo A. et al. O ensino de história e educação. Ijuí: Unijuí, 2004.

Downloads

Publicado

02-04-2015

Como Citar

Pinheiro Machado, M. B., & Reginato, L. M. (2015). Estágio supervisionado e o PIBID na formação docente: experiências que se complementam DOI10.5216/o.v15i1.34726. OPSIS, 15(1), 136–148. https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34726

Edição

Seção

Dossiê Ensino de História e formação docente: pesquisas sobre o Ensino de História