Ensinar e aprender histórias e cultura indígenas: repensando as práticas pedagógicas DOI10.5216/o.v15i1.34724

Autores

  • Julio Ricardo Quevedo Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), Santa Maria, RS
  • Aristeu Castilhos da Rocha Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos (IFFarroupilha), Júlio de Castilhos, RS
  • Michele Moraes Lopes Instituto Federal Farroupilha/Campus Júlio de Castilhos (IFFarroupilha), Júlio de Castilhos, RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34724

Palavras-chave:

Histórias e culturas indígenas, Ensino e aprendizagem, Linguagens alternativas

Resumo

Inicialmente apresentamos, através de uma pesquisa bibliográfica, os caminhos percorridos por histórias e culturas indígenas “pouco ensinadas”. O foco das discussões perpassa a contribuição dos “povos indígenas” na formação das diversidades cultural brasileira e recai na riqueza da temática em questão. No entanto, a partir das vivências de seus autores, o artigo discute literatura, cinema e música como “linguagens alternativas” para o ensino de História. Dessa forma, com a contribuição de estratégias, esperamos a inserção de problemáticas voltadas para as histórias e culturas indígenas no processo de ensino e aprendizagem em História.

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Biografia do Autor

Julio Ricardo Quevedo Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), Santa Maria, RS

Doutor. Docente da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

02-04-2015

Como Citar

Santos, J. R. Q., Rocha, A. C. da, & Lopes, M. M. (2015). Ensinar e aprender histórias e cultura indígenas: repensando as práticas pedagógicas DOI10.5216/o.v15i1.34724. OPSIS, 15(1), 101–116. https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34724

Edição

Seção

Dossiê Ensino de História e formação docente: pesquisas sobre o Ensino de História