Laboratórios de Ensino de História: refletindo e construindo com os professores DOI10.5216/o.v15i1.34722

Autores

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS,
  • Jéssica Pereira da Costa Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS
  • Marcello Paniz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Maiara Cemin Cagliari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Priscila Nunes Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34722

Palavras-chave:

Ensino, História, Laboratório, Estratégias, Professores

Resumo

O presente artigo tem o intuito de apresentar a importância e as formas de abrangência dos Laboratórios de Ensino dos Cursos de História. Buscaremos problematizar a atuação desses espaços na formação e qualificação dos futuros professores da educação básica, demonstrando sua importância na troca de experiências de ensino e aprendizagem, promovendo o auxílio aos alunos em estágios obrigatórios de docência. Visa a discutir também a importância que as atividades práticas oferecidas pelos espaços de apoio ao ensino possuem na relação entre teoria e prática e sua importância para a formação dos professores historiadores. Por fim, propomos uma reflexão sobre a importância das estratégias elaboradas pelos laboratórios de ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – LHISTE e da Universidade de Caxias do Sul - NAEH para estimular novas abordagens no ensino de História.

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Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS,

Doutora em História. Pesquisadora e professora do Mestrado Profissional em História e do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Ensino de História NAEH-UCS

Jéssica Pereira da Costa, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

Graduada em História. Mestranda em História na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Monitora do Núcleo de Apoio ao Ensino de História NAEH-UCS

Marcello Paniz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Licenciado em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em História – UFRGS. Doutorando em Educação – FACED/UFRGS. Professor do Colégio Israelita Brasileiro e da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. Membro do LHISTE – UFRGS.

Maiara Cemin Cagliari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Acadêmica em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista do Lhiste.

Priscila Nunes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Acadêmica em História - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista do Lhiste

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Publicado

02-04-2015

Como Citar

Lia, C. F., Costa, J. P. da, Giacomoni, M. P., Cagliari, M. C., & Pereira, P. N. (2015). Laboratórios de Ensino de História: refletindo e construindo com os professores DOI10.5216/o.v15i1.34722. OPSIS, 15(1), 164–178. https://doi.org/10.5216/o.v15i1.34722

Edição

Seção

Dossiê Ensino de História e formação docente: pesquisas sobre o Ensino de História