Apreciação da formação policial sob o modelo foucaultiano

Autores

  • Antonio Alberto Brunetta Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v15i2.33818

Palavras-chave:

Concepções de formação, Formação policial, Polícia Militar, Michel Foucault, Reforma do ensino policial

Resumo

Este artigo analisa a formação do policial militar, utilizando-se do referencial teórico foucaultiano que considera as práticas modernizantes dessas instituições atreladas às concepções liberais, de modo a complexar o controle social. As iniciativas modernizantes do ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) são igualmente aplacadas por essa tendência, da qual decorre uma contradição notável: o uso de procedimentos autoritários para a promoção de práticas democráticas anunciadas. Neste trabalho foram realizadas visitas às escolas de formação da PMESP (ESSd; ESSgt; EEF; APMBB; CAES; DEC), onde foram coletadas informações sobre a estrutura e funcionamento do sistema de ensino. No mesmo local, aconteceram as entrevistas com os coronéis que comandam essas escolas. O artigo também apresenta análises sobre as normativas específicas da ESSd com o intuito de demonstrar a tese supracitada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Alberto Brunetta, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UNESP); Mestre em Educação (UFSCAR); Doutor em Ciências Sociais (UNESP); Prof. Adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Sanata Catrina. Atuo como professor de Metodologia de Ensino e de Estágio Curricular Supervisionado junto ao Curso de Ciências Sociais.

Referências

FERNANDES, Heloisa Rodrigues. Política e Segurança: força pública do Estado de São Paulo. Fundamentos históricos e sociais. São Paulo: Alfa-Ômega, 1974.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. (Coleção Tópicos), 1999.

_____. Segurança, Território e População. SP: Martins Fontes, 2008a.

_____. Nascimento da Biopolítica. SP: Martins Fontes, 2008b.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. GESPOL - Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 2. ed. São Paulo: Impressa Oficial, 2010.

SODRÉ, N. W. História militar do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1965.

Downloads

Publicado

19-12-2015

Como Citar

Brunetta, A. A. (2015). Apreciação da formação policial sob o modelo foucaultiano. OPSIS, 15(2), 493–515. https://doi.org/10.5216/o.v15i2.33818