Apreciação da formação policial sob o modelo foucaultiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v15i2.33818Palavras-chave:
Concepções de formação, Formação policial, Polícia Militar, Michel Foucault, Reforma do ensino policialResumo
Este artigo analisa a formação do policial militar, utilizando-se do referencial teórico foucaultiano que considera as práticas modernizantes dessas instituições atreladas às concepções liberais, de modo a complexar o controle social. As iniciativas modernizantes do ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) são igualmente aplacadas por essa tendência, da qual decorre uma contradição notável: o uso de procedimentos autoritários para a promoção de práticas democráticas anunciadas. Neste trabalho foram realizadas visitas às escolas de formação da PMESP (ESSd; ESSgt; EEF; APMBB; CAES; DEC), onde foram coletadas informações sobre a estrutura e funcionamento do sistema de ensino. No mesmo local, aconteceram as entrevistas com os coronéis que comandam essas escolas. O artigo também apresenta análises sobre as normativas específicas da ESSd com o intuito de demonstrar a tese supracitada.Downloads
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Referências
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Publicado
2015-12-19
Como Citar
BRUNETTA, A. A. Apreciação da formação policial sob o modelo foucaultiano. OPSIS, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 493–515, 2015. DOI: 10.5216/o.v15i2.33818. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/33818. Acesso em: 16 maio. 2022.
Edição
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Artigos