De olho no presente: História Antiga e livros didáticos no século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30829

Autores

  • Luís Ernesto Barnabé UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30829

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de História Antiga, usos do passado

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar livros didáticos para Ensino Fundamental – Séries Finais – produzidos a partir do ano 2000 com o intuito de perceber a maneira como a História Antiga foi abordada, levando-se em conta que tais obras visavam estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Contudo, mais do que uma análise propriamente dita dos aspectos formais ou didáticos dos livros em questão, se esperava traçar um diagnóstico da apropriação de valores atribuídos à Antiguidade presentes na sociedade brasileira, uma vez que – ao considerarmos os livros didáticos como artefatos culturais que apresentam uma dinâmica própria de produção e circulação – ocorrem processos interativos entre autores, editoras, público leitor e Estado.

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Biografia do Autor

Luís Ernesto Barnabé, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professor efetivo no curso de História da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino de História da UENP (CNPq). Participa da coordenação do Pibid-História/Uenp.

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Publicado

24-10-2014

Como Citar

Barnabé, L. E. (2014). De olho no presente: História Antiga e livros didáticos no século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30829. OPSIS, 14(2), 114–132. https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30829

Edição

Seção

Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas