De olho no presente: História Antiga e livros didáticos no século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30829
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30829Palavras-chave:
Livro Didático, Ensino de História Antiga, usos do passadoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo analisar livros didáticos para Ensino Fundamental – Séries Finais – produzidos a partir do ano 2000 com o intuito de perceber a maneira como a História Antiga foi abordada, levando-se em conta que tais obras visavam estar em acordo com o PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Contudo, mais do que uma análise propriamente dita dos aspectos formais ou didáticos dos livros em questão, se esperava traçar um diagnóstico da apropriação de valores atribuídos à Antiguidade presentes na sociedade brasileira, uma vez que – ao considerarmos os livros didáticos como artefatos culturais que apresentam uma dinâmica própria de produção e circulação – ocorrem processos interativos entre autores, editoras, público leitor e Estado.Downloads
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Publicado
2014-10-24
Como Citar
BARNABÉ, L. E. De olho no presente: História Antiga e livros didáticos no século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30829. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 114–132, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30829. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30829. Acesso em: 18 maio. 2022.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas