Práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no nordeste do Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30783

Autores

  • Roberto Kennedy Gomes Franco UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30783

Palavras-chave:

SIDA/AIDS, PRÁTICAS EDUCATIVAS, ATIVISMO.

Resumo

O fio-condutor de análise dessas práticas educativas são as ações da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS). A emergência deste movimento social Anti-AIDS se faz na dialética das trajetórias do enfrentamento cotidiano de luta pela vida. A análise se processa metodologicamente pela articulação de fontes diversas (orais e escritas) a respeito das contradições sociais do HIV/AIDS no cenário histórico em curso na transição do século XX para o XXI. Estas práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no Nordeste do Brasil caracteriza elo entre profissionais da área de saúde e pacientes, uma vez que o contato direto e cotidiano dos ativistas com as famílias reúne importantes elementos para o tratamento. Por desinformação, em decorrência das miseráveis condições de pauperismo a que são submetidos, muitos não conseguem nem se comunicar e/ou informar a respeito do desenvolvimento de seus quadros clínicos. São coisas simples, como, por exemplo, medicação que estava sendo administrada erroneamente, problema na preparação da alimentação, do condicionamento dos alimentos etc. As práticas educativas desenvolvidas pelos ativistas servem de mediação no tratamento e de empoderamento político na luta ANTI-SIDA/AIDS. Tais aspectos exprimem uma das principais indagações deste texto, ou seja, como tem sido entendida a experiência de adoecimento em tempos de SIDA/AIDS e qual sua relação com História, a Sociedade e suas Práticas Educativas ?

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Biografia do Autor

Roberto Kennedy Gomes Franco, UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

Atualmente é Professor Adjunto A da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Graduado em História (UFC); Mestre em Ciências da Educação (UFPI); Doutor em Educação Brasileira (UFC). Coordenador do NIPEM - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos Marxistas. Temas de interesse: Crítica da Economia Política; História e Luta de Classes; Trabalho e Educação; Corpo, Saúde e Doenças; Memória e Resistência Indígena. Experiências Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão. Abordagem teórico-metodológica: Materialismo Histórico-Dialético. E-mail: robertokennedy@unilab.edu.br

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Publicado

17-10-2014

Como Citar

Franco, R. K. G. (2014). Práticas educativas de ativistas engajados na luta contra a SIDA/AIDS no nordeste do Brasil DOI10.5216/o.v14i2.30783. OPSIS, 14(2), 185–201. https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30783

Edição

Seção

Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas