Proposta curricular de Santa Catarina: ensino de História, memória e patrimônio cultural DOI10.5216/o.v15i1.30755

Autores

  • Elison Antonio Paim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v15i1.30755

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio, Proposta curricular, Ensino de História.

Resumo

Abordaremos aspectos históricos da construção e alterações da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina para a Educação Básica. Esta proposta é o resultado de um processo coletivo e aparentemente democrático iniciado em 1988 com a realização de grupos de estudos sistematizados e coordenados pela Secretaria de Estado da Educação. A primeira versão foi apresentada em 1991 e a segunda em 1998. Em 2012, foram revisados os documentos anteriores e publicados novos documentos, os Cadernos pedagógicos. Este artigo, expressa estudo que realizamos com objetivo de analisar e problematizar os documentos oficiais definidores das políticas curriculares para o ensino de História na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina. Metodologicamente trabalhamos com análise documental das diferentes versões dos documentos norteadores para o ensino de História resultando nesta problematizada da política vigente para o ensino de história em Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História. Editor da revista Perspectivas. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; historiografia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural.

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Publicado

25-09-2015

Como Citar

Paim, E. A. (2015). Proposta curricular de Santa Catarina: ensino de História, memória e patrimônio cultural DOI10.5216/o.v15i1.30755. OPSIS, 15(1), 235–256. https://doi.org/10.5216/o.v15i1.30755