Dom Antônio Joaquim de Melo e suas concepções ultramontanas sobre a educação da criança pela família na Diocese de São Paulo (1851-1861) DOI10.5216/o.v14i2.30640
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30640Palavras-chave:
Educação, criança, família, catolicismo ultramontano, século XIXResumo
O artigo tem por objetivo identificar as concepções ultramontanas de D. Antonio Joaquim de Melo, Bispo da Diocese de São Paulo, sobre a educação da criança pela família, entre os anos de 1851 a 1861, período de sua atuação episcopal. Tomando por fontes algumas de suas cartas pastorais, a pesquisa conclui que, na sua concepção, a educação da criança pela família consistia na transmissão dos valores cristãos no tempo da infância, tidos como formadores e conformadores de uma sociedade cristã em contraponto à secularizada, cujas bases morais seriam aquelas vindas da doutrina católica de caráter ultramontano, defendida e implantada pelo Bispo em sua diocese.Downloads
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Publicado
2014-10-29
Como Citar
TUCHINSKI DOS ANJOS, J. J. Dom Antônio Joaquim de Melo e suas concepções ultramontanas sobre a educação da criança pela família na Diocese de São Paulo (1851-1861) DOI10.5216/o.v14i2.30640. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 18–37, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30640. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30640. Acesso em: 27 maio. 2022.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas