Segunda Guerra e Guerra Fria: reflexões para a América Latina DOI10.5216/o.v14iespecial.30403

Autores

  • Americo Alves Lyra Junior Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima, RR
  • Adriana Iop Bellintane Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima, RR

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14iEspecial.30403

Palavras-chave:

Guerra Fria, América Latina, Estados Unidos

Resumo

O presente artigo procura discutir as relações internacionais durante a Guerra Fria na América Latina. Com o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, vislumbraram-se as diferenças desses conflitos e suas implicações no poder e realidades mundiais no século XX. Mas, contudo, se preservou o diálogo existente entre os períodos trabalhados no texto. Observaram-se ideologias em disputas e modelos de avaliação das relações internacionais, em especial, o realismo, o liberalismo e o socialismo. Nessas observações, tem-se a Guerra Fria como uma construção estadunidense, com propósitos bem estruturados, a despeito da singeleza do discurso maniqueísta que se encontra no período estudado; ao final, se objetivou refletir a ação sofrida pela América Latina diante do novo cenário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Americo Alves Lyra Junior, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima, RR

Graduado em Filosofia, mestre e doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Pós doutorando em Relações Internacionais pela UnB.

Adriana Iop Bellintane, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roraima, RR

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), graduação em Estudos Sociais pelo Centro Universitário Franciscano (1992), mestrado em História Ibero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), doutorado em História Social pela Universidade de Brasília (2009) e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é vice-presidente da Associação Nacional de História - Seção Roraima e professor efetivo da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia, exército, ditadura, subversão e democracia. E na área de relações Internacionais, principalmente em História das Relações Internacionais e Política Internacional.

Downloads

Publicado

16-03-2015

Como Citar

Lyra Junior, A. A., & Bellintane, A. I. (2015). Segunda Guerra e Guerra Fria: reflexões para a América Latina DOI10.5216/o.v14iespecial.30403. OPSIS, 14(Especial), 225–242. https://doi.org/10.5216/o.v14iEspecial.30403

Edição

Seção

Dossiê América Latina no contexto da Guerra Fria