Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses DOI10.5216/o.v14i2.30319
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30319Palavras-chave:
Historical Consciousness, Religion, History Education, Narratives, Brazil, PortugalResumo
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é investigar a temática religião (história das religiões) em narrativas de alunos brasileiros e portugueses, observando as aprendizagens escolares. Foi coletado um conjunto de fontes em escolas públicas de Goiânia (Brasil), Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão (Portugal), nas quais se aplicou a metodologia de pesquisa da Educação histórica que, por sua vez, tem priorizado um tipo de fonte bastante peculiar para observar aspectos importantes narrados pelo aluno como, por exemplo, a sua consciência histórica. Seguindo este percurso investiguei a consciência histórica de alunos, entre 13 e 15 anos, associada à sua vivência social e escolar a respeito da temática Religião ensinada em aulas de História.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-09
Como Citar
SILVA, M. C. Educação histórica: a temática religião na formação da consciência histórica de alunos brasileiros e portugueses DOI10.5216/o.v14i2.30319. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 77–93, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30319. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30319. Acesso em: 27 maio. 2022.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas