Livros didáticos e Estado Novo: um projeto ideológico DOI10.5216/o.v14i2.30213
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30213Palavras-chave:
Políticas públicas, livros didáticos, diversidades étnica e cultural.Resumo
Este artigo procura refletir sobre o lugar da diversidade étnica e cultural diante das políticas educacionais voltadas para a nacionalização da educação e a sua interferência nos conteúdos dos livros didáticos durante o Estado Novo. Este período é marcado por intervenções significativas na educação, com a promoção de ações que visam ampliar o domínio do Estado no setor. É nesse âmbito que nasce a Comissão Nacional do Livro Didático, que tem por objetivo fiscalizar o conteúdo ideológico e metodológico dos manuais escolares. Procuraremos demonstrar como o setor educacional foi importante para legitimar o poder do então presidente Getúlio Vargas. No entanto, o panorama vivenciado na era Vargas foi desfavorável às diversas formas de expressões étnicas e culturais existentes no Brasil, diante do reflexo de uma educação que hierarquizava os conteúdos escolares e detinha uma posição ideológica marcada pela consolidação da ideia de unidade nacional.Downloads
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Publicado
2014-10-29
Como Citar
OLIVEIRA, F. A. da S.; BICALHO, P. S. dos S. Livros didáticos e Estado Novo: um projeto ideológico DOI10.5216/o.v14i2.30213. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 202–220, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30213. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30213. Acesso em: 18 maio. 2022.
Edição
Seção
Dossiê História, Sociedade e Práticas Educativas