Ciganos e educação: um desafio para a construção da sociedade espanhola do século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30132

Autores

  • Jesús María Aparicio Gervás Universidad de Valladolid
  • Charles David Tilley Bilbao Universidad de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30132

Palavras-chave:

ciganos, educação, preconceitos, estereótipos, convivência

Resumo

A educação do povo Cigano passou por sucessivas fases ao longo de mais de quinhentos anos de vida na Espanha. Começando com um longo período de exclusão durante os séculos XVI, XVII e XVIII e continuando durante os processos evangelizadores no decurso do século XIX pelo Padre Manjón, a doutrinação das Escolas do Patronato dos Subúrbios no período pós-guerra, as segregações das Escolas “Puente” da Espanha de Franco nos anos 70, os paternalistas da Educação Compensatória da Espanha Democrática e, finalmente, os “inclusivos” da Lei Orgânica de Educação, do começo do século XXI. Entretanto estas tentativas não tiveram êxito durante a sua implementação. O resultado é que ainda hoje persiste uma elevada taxa de absenteísmo e fracasso escolar entre a população cigana ao finalizar os estudos do ESO e segundo grau. Esta situação exige a apresentação de um novo paradigma educacional, com objetivos, conteúdos, recursos metodológicos e técnicas adaptadas a realidade do povo Cigano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesús María Aparicio Gervás, Universidad de Valladolid

Profesor Titular de Universidad. Doctor en Educación por la Universidad de Valladolid. Ha participado en once proyectos de investigación y coordinado diferentes másteres y programas de doctorado en universidades de Chile, Venezuela, Bolivia y España. Ha impartido numerosas ponencias destacando las de Harvard, Wellesley College y Babson College. Es autor de seis libros, más de diez capítulos de libro y numerosos artículos en revistas y obras científicas relacionadas con la Interculturalidad y la Antropología.

Charles David Tilley Bilbao, Universidad de Salamanca

Doctorando del Programa en Estudios Latinoamericanos del Instituto de Iberoamérica de la Universidad de Salamanca. Actualmente es Colaborador Honorífico de la Universidad de Valladolid. Centrando sus estudios en la antropología, ha realizado publicaciones científicas en revistas de varios países y ha impartido numerosas ponencias en congresos, tanto nacionales como internacionales.

Publicado

29-10-2014

Como Citar

Aparicio Gervás, J. M., & Tilley Bilbao, C. D. (2014). Ciganos e educação: um desafio para a construção da sociedade espanhola do século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30132. OPSIS, 14(2), 240–254. https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30132