Ciganos e educação: um desafio para a construção da sociedade espanhola do século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30132
DOI:
https://doi.org/10.5216/o.v14i2.30132Palavras-chave:
ciganos, educação, preconceitos, estereótipos, convivênciaResumo
A educação do povo Cigano passou por sucessivas fases ao longo de mais de quinhentos anos de vida na Espanha. Começando com um longo período de exclusão durante os séculos XVI, XVII e XVIII e continuando durante os processos evangelizadores no decurso do século XIX pelo Padre Manjón, a doutrinação das Escolas do Patronato dos Subúrbios no período pós-guerra, as segregações das Escolas “Puente” da Espanha de Franco nos anos 70, os paternalistas da Educação Compensatória da Espanha Democrática e, finalmente, os “inclusivos” da Lei Orgânica de Educação, do começo do século XXI. Entretanto estas tentativas não tiveram êxito durante a sua implementação. O resultado é que ainda hoje persiste uma elevada taxa de absenteísmo e fracasso escolar entre a população cigana ao finalizar os estudos do ESO e segundo grau. Esta situação exige a apresentação de um novo paradigma educacional, com objetivos, conteúdos, recursos metodológicos e técnicas adaptadas a realidade do povo Cigano.Downloads
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Publicado
2014-10-29
Como Citar
APARICIO GERVÁS, J. M.; TILLEY BILBAO, C. D. Ciganos e educação: um desafio para a construção da sociedade espanhola do século XXI DOI10.5216/o.v14i2.30132. OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 240–254, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30132. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/30132. Acesso em: 18 maio. 2022.
Edição
Seção
Artigos