História, verdade e ética: a centralidade do sujeito na epistemologia de Paul Ricoeur

Autores

  • Felipe Salvador Weissheimer UNIOESTE
  • Ivonete Pereira UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v14i2.29443

Palavras-chave:

Teoria da História, Hermenêutica, Paul Ricoeur, Aldo Nelson Bona.

Resumo

Em História verdade e ética: Paul Ricoeur e a epistemologia da história, Aldo Nelson Bona se preocupou em discutir em que medida as proposições filosóficas de Paul Ricoeur podem ancorar uma epistemologia centrada no sujeito. Assim, propôs pensar a hermenêutica, a narrativa, a memória e a ética a partir da noção de sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Salvador Weissheimer, UNIOESTE

É formado em licenciatura em História pela Universidade Paranaense (UNIPAR), pós-graduado em Teoria Psicanalítica pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), mestre em História do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista Promop-Udesc.

Ivonete Pereira, UNIOESTE

É professora adjunta da Graduação e Pós- Graduação (Mestrado) do Curso de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), Mestrado em História Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Doutorado em História (Cultura, Espaço e Sociedade) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós- doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Faz parte dos Grupos de Pesquisas vinculados ao CNPQ, pela UNIOESTE Cultura Relações de Gênero e Memória , e pela UFSC "Cultura e Relações Sociais", é integrante do Laboratório de Pesquisa História e Gênero LEGH/UFSC e é Associada a Associazione Internazionale Areia AIAR/Genova- Italia. Atua principalmente em História Social do Brasil Contemporâneo com pesquisas nos seguintes temas: gênero,mulheres, infância, família memória,cultura, narrativa,discurso, controle social, poder, identidade, subjetividade.

Downloads

Publicado

17-10-2014

Como Citar

Weissheimer, F. S., & Pereira, I. (2014). História, verdade e ética: a centralidade do sujeito na epistemologia de Paul Ricoeur. OPSIS, 14(2), 420–424. https://doi.org/10.5216/o.v14i2.29443