A invisibildade dos homens na proteção social básica: um debate sobre gênero e masculinidades DOI 10.5216/o.v13i2.23131

Autores

  • Daguimar de Oliveira Barbosa Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Rita de Cássia Santos Freitas Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23131

Palavras-chave:

homens, assistência social, gênero, masculinidades, política socialc

Resumo

Este escrito, tendo por base os estudos de gênero, pretende problematizar a invisibilidade masculina e discutir o lugar destinado aos homens no âmbito da Política de Assistência Social brasileira, especialmente na Proteção Social Básica. Parte-se do pressuposto que poucas pesquisas vêm problematizando estudos sobre os homens e o masculino numa perspectiva de gênero no contexto das Políticas Sociais. Em contrapartida, verifica-se historicamente a expansão de estudos sobre Políticas Sociais e mulheres. A veiculação de associações automáticas no âmbito da formulação, e especialmente no campo da implementação de políticas refletem equivalências equivocadas, como por exemplo, família e mulheres, gênero e mulheres, homens e invulnerabilidade. Nesse sentido, este texto reconhece o papel e importância, historicamente construída, das mulheres na gestão das famílias. Mas entende que a outra face desse processo é o risco de desresponsabilizar os homens desse papel e ainda torná-los cada vez mais invisíveis nos atendimentos da assistência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daguimar de Oliveira Barbosa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Assistente Social. Mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social

Rita de Cássia Santos Freitas, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Assistente Social e Professora de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social. Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social/UFF. Pós-doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

16-02-2014

Como Citar

Barbosa, D. de O., & Freitas, R. de C. S. (2014). A invisibildade dos homens na proteção social básica: um debate sobre gênero e masculinidades DOI 10.5216/o.v13i2.23131. OPSIS, 13(2), 58–83. https://doi.org/10.5216/o.v13i2.23131

Edição

Seção

Dossiê Masculinidades