Discursos e representações sobre corpo feminino e beleza no contexto da pós-modernidade DOI 10.5216/o.v13i2.20986

Autores

  • Fabio Lopes Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR
  • Eduardo Portanova Barros Université de Paris V, Paris, Franaça
  • Tânia Maria Rechia Schroeder Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i2.20986

Palavras-chave:

Corpo feminino, Pós modernidade

Resumo

O presente texto trata dos discursos e das representações sobre o culto ao corpo feminino, junto com suas formas acessórias de embelezamento e feminilidade, sob uma perspectiva contemporânea. O contemporâneo, aqui, se insere na interseção entre o moderno-pós-moderno. O cruzamento dessa natureza, que alguns identificam como a emergência da "pós-modernidade" (Maffesoli), procura observar, dentro de uma postura fenomenológica, o ambiente societal de manifestação do corpo feminino. Esse culto, porém, se reveste de um caráter menos dicotômico do que dialógico. Logo, com base nos autores mencionados, entre outros, procuramos compreender as implicações desse tema na teoria social contemporânea, tendo como problemática os discursos e as representações sobre o corpo feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Lopes Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e autor do livro “Noites de cabaré: prostituição feminina, gênero e sociabilidade na zona de meretrício”, publicado pela Editora Arte&Ciência, São Paulo (SP).

Eduardo Portanova Barros, Université de Paris V, Paris, Franaça

Pós-doutorado no Groupe de Recherche sur l´Espace et la Socialité do Centre d´Etudes sur l´Actuel et le Quotidien da Université de Paris - V - (CEAQ/GRES/|Sorbonne); Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos (PPGCS/PNPD/CAPES); Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); jornalista e pesquisador do Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais: Gestão e Inovação e do Imaginalis (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Imaginário), professor e tradutor de “Sociologia do Imaginário”, de Patrick Legros et alli, publicado pela Editora Sulina (2007).

Tânia Maria Rechia Schroeder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR

Doutora em Educação pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, membro dos seguintes grupos de Estudos e Pesquisas: VIOLAR/UNICAMP (Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude); PECLA/UNIOESTE (Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte)

Downloads

Publicado

16-02-2014

Como Citar

Alves, F. L., Barros, E. P., & Rechia Schroeder, T. M. (2014). Discursos e representações sobre corpo feminino e beleza no contexto da pós-modernidade DOI 10.5216/o.v13i2.20986. OPSIS, 13(2), 233–247. https://doi.org/10.5216/o.v13i2.20986

Edição

Seção

Artigos