Os desafios da educação contemporânea: o ensino de História e o emprego das novas tecnologias DOI 10.5216/o.v13i1.20483

Autores

  • Camila Gonçalves Silva Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG
  • Vítor Fonseca Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i1.20483

Palavras-chave:

ensino, tecnologias, metodologia

Resumo

Este artigo apresenta discussões pertinentes à prática pedagógica no ensino de História no contexto atual, ou seja, o uso das tecnologias como recurso e metodologia. Entendemos por emprego de tecnologias na educação não somente as ferramentas digitais, como a internet, jogos ou redes sociais para dinamizar as aulas, mas também a utilização de diversos recursos audiovisuais no fomento tanto do ensino como da pesquisa histórica. Nesse sentido, indicaremos as possibilidades educacionais mediante o uso de variadas tecnologias, dentre os quais: o computador, a iconografia, os filmes, a música, os arquivos, os museus e os recursos cartográficos. A inserção dos referidos recursos no ensino é significativa, sobretudo por estimular a participação e interação dos discentes na construção do conhecimento. Esta perspectiva se insere nas diretrizes propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, no tocante ao ensino de História no nível fundamental e médio. O referencial teórico utilizado para desenvolver este artigo refere-se a obras cuja abordagem é análoga a proposta deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Gonçalves Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2011). Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional.

Vítor Fonseca Figueiredo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006) Mestre (2010) e Doutorando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Educação a Distância.

Downloads

Publicado

27-09-2013

Como Citar

Silva, C. G., & Figueiredo, V. F. (2013). Os desafios da educação contemporânea: o ensino de História e o emprego das novas tecnologias DOI 10.5216/o.v13i1.20483. OPSIS, 13(1), 99–119. https://doi.org/10.5216/o.v13i1.20483

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Tecnologias da Informação e Ensino de História