Histórias em quadrinhos e ensino de História: olhares e práticas DOI 10.5216/o.v13i1.19816

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia/Campus Pontal, Ituiutaba, MG
  • Fabiana Conceição de Moura Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Uberlândia/Campus Pontal, Ituiutaba, MG

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v13i1.19816

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Ensino de História, saberes e práticas de professores.

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir sobre o potencial de ensinar e aprender História por meio das histórias em quadrinhos. Como metodologia, adotaram-se os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre a temática HQs e sua relação com o ensino de História; análise de uma oficina realizada na Escola Estadual Monte Alegre de Minas pelo Projeto “Criando Quadrinhos e Aprendendo História em Monte Alegre de Minas”; narrativas de professoras de História que participaram da oficina e observação participante nas aulas de História. Evidenciou-se que os quadrinhos, nas aulas de história, podem auxiliar no processo educativo, mas é preciso que educadores e estudantes saibam como empregá-las. Podem auxiliar na compreensão de aspectos da vida social de comunidades de diferentes tempos e espaços. Assim, contribuem no processo de ensinar e aprender História. As HQs permitem associar textos e imagens; instigar os estudantes ao hábito da leitura; enriquecer o vocabulário; possuem caráter globalizador; além de contar com alto nível de informações e possibilidades de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia/Campus Pontal, Ituiutaba, MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - FACIP.

Downloads

Publicado

27-09-2013

Como Citar

Silva Júnior, A. F., & Rodrigues, F. C. de M. G. (2013). Histórias em quadrinhos e ensino de História: olhares e práticas DOI 10.5216/o.v13i1.19816. OPSIS, 13(1), 66–82. https://doi.org/10.5216/o.v13i1.19816

Edição

Seção

Dossiê Linguagens, Tecnologias da Informação e Ensino de História