Relacionamento da MMC Automotores do Brasil S.A. com empresas de capital local: adaptação ou desenvolvimento? DOI 10.5216/o.v12i2.18342

Autores

  • Magda Valeria Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v12i2.18342

Palavras-chave:

Circuito espacial da produção, espaço de fluxos, lugar.

Resumo

O presente artigo baseia-se em resultados de pesquisa obtidos pela Tese de Doutorado intitulada: “A Indústria Automobilística em Catalão/Goiás: da rede ao circuito espacial da produção da MMC Automotores do Brasil S.A.”. Seu objetivo principal é apresentar uma reflexão inicial sobre o relacionamento que envolve a montadora automotiva MMC Automotores do Brasil S.A. sediada em Catalão/Goiás com prestadores de serviços e fornecedores de mercadorias/produtos cujo capital é de origem local. Objetiva ainda apontar quais empresas locais mantém relações comerciais e econômicas com a montadora e os seus processos de adaptações e desenvolvimentos para se tornar e em continuar as parcerias. Discutir os impactos sócioespaciais destas empresas na economia local, na geração de empregos e na manutenção do circuito espacial da produção comandado pela referida montadora. Refletir se houve uma adaptação ou desenvolvimento e/ou cooptação destas empresas parceiras face às exigências do modelo de produção japonês. Metodologicamente recorre-se a entrevistas semi-estruturadas com proprietários e gerente das empresas locais, diretores da MMC Automotores do Brasil S.A. e ao uso como suporte teórico de uma literatura especializada. Contudo, este trabalho almeja compreender a importância do capital local para a produção automotiva da montadora em questão e também refletir sobre os impactos deste relacionamento sobre a economia e sociedade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Valeria Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Professora na Universidade Estadual de Goiás/Unidade Universitária de Morrinhos/Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Silva, M. V. (2012). Relacionamento da MMC Automotores do Brasil S.A. com empresas de capital local: adaptação ou desenvolvimento? DOI 10.5216/o.v12i2.18342. OPSIS, 12(2), 345–362. https://doi.org/10.5216/o.v12i2.18342