Fernão Lopes e seu papel na construção da imagem de D. João I, O Rei da Boa Memória DOI 10.5216/o.v12i1.18311

Autores

  • Adriana Maria de Souza Zierer UEMA - Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v12i1.18311

Palavras-chave:

Fernão Lopes, D. João I, imaginário político, legitimação do poder, Dinastia de Avis

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel de Fernão Lopes na construção da imagem de D. João I na crônica que fez destinada a este rei. Neste sentido o nosso texto está associado à História do Imaginário Político uma vez que o cronista pretendia legitimar uma nova dinastia no poder, com base no simbolismo cristão. Além disso, Lopes no seu trabalho tem a pretensão de ser um historiador e adotou alguns elementos usados pelos historiadores até hoje. Em primeiro lugar dirige o seu olhar não somente com aos “grandes”, mas também retrata em seus escritos o restante da população e sua participação nos acontecimentos através das crônicas que redigiu. Em segundo lugar, consulta documentos de variados tipos para certificar-se da veracidade dos dados que apresenta. Isso não quer dizer que tenha conseguido, como afirma, contar a “crua verdade”. Fernão Lopes constrói uma história que tem como propósito louvar a Dinastia de Avis e em especial o seu iniciador, D. João I e para isso legitima esse monarca com base em elementos bíblicos. O cronista se torna essencial na imagem tecida sobre D. João após a sua morte: o rei da Boa Memória, cujos feitos deveriam ser lembrados e elogiados pela posteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria de Souza Zierer, UEMA - Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em História Medieval. Professora Adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É uma das coordenadoras dos laboratórios de pesquisa Brathair - Grupo de Estudos Celtas e Germânicos e Mnemosyne - Laboratório de História Antiga e Medieval da UEMA. Coordena o projeto de pesquisa O Rei e a Legitimação da Dinastia de Avis, desenvolvido com alunos de iniciação científica. E-mail: medievalzierer@terra.com.br

Downloads

Publicado

2012-12-02

Como Citar

ZIERER, A. M. de S. Fernão Lopes e seu papel na construção da imagem de D. João I, O Rei da Boa Memória DOI 10.5216/o.v12i1.18311. OPSIS, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 269–293, 2012. DOI: 10.5216/o.v12i1.18311. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/18311. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê História política e relações de poder