O encontro com o outro - as interculturalidades possíveis entre escola e ciganos DOI 10.5216/o.v11i2.14840

Autores

  • Ademir Divino Vaz Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/o.v11i2.14840

Palavras-chave:

Geografia, Ciganos, Cultura

Resumo

O artigo em questão destaca a presença de territórios ciganos nas cidades de Ipameri e Pires do Rio, sudeste do estado de Goiás, e analisa os significados que a instituição escolar tem para os ciganos dessas comunidades. Simultaneamente, apresenta também as representações dos professores (das escolas que atendem às Comunidades Ciganas) quanto às referidas Comunidades. O estudo perfila-se junto aos trabalhos da Geografia Humanista Cultural.

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Biografia do Autor

Ademir Divino Vaz, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Geografia pela Faculdade de Educação de São Luís de Jabuticabal - SP (1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professor concursado da Universidade Estadual de Goiás- Pires do Rio e do Colégio Estadual Pofessor Eduardo Mancini- Ipameri. Tem atuado também como docente do Curso de Especialização em Geografia na UEG. Nos últimos anos tem assumido cargos de Gestão como: coordenador de Estágio Supervisionado da UnU/UEG de Pires do Rio, Coordenador do Curso de Graduação de Geografia da UnU/UEG de Pires do Rio e Coordenador Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG-UnU de Pires do Rio. É membro do NEPEG - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica do Estado de Goiás e membro do Grupo de Pesquisa Sociedade e Meio Ambiente - CNPQ/UEG. Tem experiência em temas da Geografia Cultural e Ensino de Geografia.

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Vaz, A. D. (2011). O encontro com o outro - as interculturalidades possíveis entre escola e ciganos DOI 10.5216/o.v11i2.14840. OPSIS, 11(2), 35–46. https://doi.org/10.5216/o.v11i2.14840

Edição

Seção

Dossiê Cultura, imaginário e poder