Educação Ambiental e Alfabetização Cartográfica: Contribuições de uma experiência vivida DOI10.5216/o.v9i13.10134

  • Juliana de Jesus Santos
  • Odelfa Rosa
Palavras-chave: Geografia, Alfabetização Cartográfica, Educação Ambiental

Resumo

Para se compreender o que o espaço Geográfico representa para uma sociedade, é preciso entender e conhecer o lugar de vivência de cada cidadão. A educação ministrada no meio rural se apresenta inadequada aos alunos desse meio, pois os conteúdos e a metodologia não atendem as necessidades próprias da realidade vivida pelos mesmos, impedindo assim, qualquer relação com a prática cotidiana. Nesta ótica, o entendimento da questão ambiental e o aprendizado da alfabetização cartográfica, deverão ser desenvolvidos e trabalhados com as crianças desde as séries iniciais. Ensinar os alunos as noções espaciais e obter informações sobre a questão ambiental é uma forma de promover a construção de procedimentos no sentido de desenvolver a capacidade das crianças de perceber seu entorno social e fazer sua representação.

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Biografia do Autor

Juliana de Jesus Santos
Aluna do Curso de Especialização em Pedagogia-UFG/CAC – Email: juliana_ufg@yahoo.com.br
Odelfa Rosa
Profª. Drª. do Curso de Geografia – UFG/CAC – Email: odelfa@uol.com.br
Publicado
08-06-2010
Como Citar
Santos, J., & Rosa, O. (2010). Educação Ambiental e Alfabetização Cartográfica: Contribuições de uma experiência vivida DOI10.5216/o.v9i13.10134. OPSIS, 9(13), 251-269. https://doi.org/10.5216/o.v9i13.10134