Signótica

A revista Signótica é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA DE TRABALHOS: DOSSIÊ MANUEL BANDEIRA

 
Dossiê Manuel Bandeira: a propósito do cinquentenário de sua morte

Editores: Wilson José Flores Jr. (UFG) e Eduardo Coelho (UFRJ)

Manuel Bandeira é o poeta do alumbramento e do rigor técnico, de um lirismo aparentemente confessional, mas também de formas oníricas e, se lido em suas nuances e ambivalências, da formalização estética de questões de ordem social e histórica ligadas às contradições do processo de modernização brasileiro em diferentes momentos da primeira metade do século XX. Bandeira produziu também excelente obra em prosa que carece ainda de maior debate e apreciação crítica. Foi um grande cronista, além de ter produzido importantes textos críticos, alguns dos quais, quase inexplorados. Entre os textos em prosa, o Itinerário de Pasárgada foge a essa regra devido sua importância e centralidade. No entanto, há muito o que problematizar nessa particular autobiografia, na direção de superar certas ideias que foram acatadas sem maiores questionamentos. Aliás, a diversidade da obra bandeiriana acabou ofuscada por leituras que cristalizaram uma certa imagem do poeta. A intenção principal deste dossiê é congregar pesquisas, pontos de vista e perspectivas atuais que discutam as diferentes produções de Bandeira, considerando criticamente a imensa e variada fortuna crítica do poeta, de modo a colocar em debate as intepretações canônicas.

Prazo para submissão de artigos: 15 de junho de 2017. Publicação em janeiro de 2018.

O dossiê será publicado no n. 1 volume 30 (2018) da Signótica, juntamente com uma sessão de miscelânea de artigos sobre outros temas.

 
Publicado: 2017-02-20 Mais...
 
Outras notícias...

v. 28, n. 2 (2016)


Capa da revista