Paclobutrazol e desponte de ramos no florescimento e qualidade de frutos de mangueira

Autores

  • Girlaine Pereira Oliveira Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP
  • Dalmo Lopes de Siqueira
  • Luiz Carlos Chamhum Salomão
  • Paulo Roberto Cecon
  • Daniel Lucas Magalhães Machado

Palavras-chave:

Mangifera indica L., indução de florescimento, regulador de crescimento.

Resumo

A mangueira ‘Ubá’ é muito importante para as indústrias produtoras de suco na região da Zona da Mata Mineira, mas problemas como florescimento desuniforme e baixa produtividade têm desestimulado os produtores. Objetivou-se avaliar a eficiência do paclobutrazol, aliado ao desponte de ramos, na indução do florescimento e na qualidade dos frutos da mangueira ‘Ubá’. Os tratamentos foram distribuídos em esquema fatorial 5 x 2 + 1, sendo compostos por cinco doses de paclobutrazol (0 g; 0,50 g; 1,00 g; 1,50 g; e 2,0 g por metrolinear de copa), com e sem desponte dos ramos, em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Foram avaliados a porcentagem de florescimento, número de panículas por ramo, total de flores por panícula, razão entre flores masculinas e hermafroditas, número de frutos por ramo e qualidade dos frutos. Plantas tratadas com desponte apresentaram maior porcentagem de florescimento. Houve acréscimo na porcentagem de florescimento em resposta à dose de paclobutrazol, atingindo nível máximo na dosagem de 1,62 g por metro linear da copa. Plantas com desponte dos ramos apresentaram maior número de panículas por ramo. O incremento na dose de paclobutrazol aumentou a razão entre flores masculinas e hermafroditas. O desponte dos ramos aumentou o número de frutos por ramo. Não houve diferenças na qualidade dos frutos em resposta à aplicação do paclobutrazol. Conclui-se que a aplicação de paclobutrazol até a dose de 1,62 g por metro linear da copa, aliada ao desponte, aumenta o florescimento da mangueira ‘Ubá’ e não altera a qualidade dos frutos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlaine Pereira Oliveira, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"/USP

Engenheira Agrônoma e mestre em fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e atualmente doutoranda em fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Departamento Fitotecnia; área de Fruticultura.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Como Citar

OLIVEIRA, G. P.; SIQUEIRA, D. L. de; SALOMÃO, L. C. C.; CECON, P. R.; MACHADO, D. L. M. Paclobutrazol e desponte de ramos no florescimento e qualidade de frutos de mangueira. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 7–14, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43861. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico