Estimativa de parâmetros das equações de chuvas intensas para estações pluviométricas do Estado da Paraíba, Brasil

Autores

  • Alcinei Ribeiro Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia
  • João Batista Lopes da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire
  • Glenio Guimarães Santos Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia
  • Rafael Felippe Ratke Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas
  • Itauane Oliveira de Aquino Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas

Palavras-chave:

Hidrologia, equação intensidade-duração-frequência, pluviosidade.

Resumo

As chuvas constituem-se na principal fonte de água para bacias hidrográficas. Por isso, a quantificação e o conhecimento de sua distribuição temporal e espacial são indispensáveis para o dimensionamento de projetos hidráulicos. Objetivou-se avaliar a aderência de séries de dados pluviométricos a diferentes modelos probabilísticos e estimar parâmetros da equação de intensidade-duração-frequência (IDF) para estações pluviométricas do Estado da Paraíba. Os dados pluviométricos de cada estação foram obtidos a partir do banco de dados da Agência Nacional de Águas. Para estimar as precipitações máximas diárias de cada estação e o período de retorno (5, 10, 15, 25, 50 e 100 anos), foram utilizadas as seguintes distribuições de probabilidade: Gumbel, Log-Normal II, Log-Normal III, Pearson III e Log-Pearson III. A estimativa das chuvas nas durações de 5-1.440 min foi realizada pela desagregação das precipitações pluviométricas diárias. O ajuste da equação IDF foi realizado por meio de regressão múltipla não linear, com uso do método de interação de gradação reduzida generalizada não linear. As equações de chuvas intensas para a maioria das estações, quando comparadas aos dados observados, apresentaram ajustes com coeficientes de determinação acima de 0,99, o que referenda a metodologia empregada neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcinei Ribeiro Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia

Engenheiro Agronomo e Mestre em Agronomia (Solos e Nutrção de Plantas) pela Universidade Federal do Piauí. Atualemnte doutorando em Ciencia do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Batista Lopes da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire

Engenheiro Agrícola e Ambiental , Mestre em Engenharia Agrícola, na área de Recursos Hídricos e Ambientais, e Doutor em Engenharia Agrícola, na área de Recursos Hídricos e Ambientais, Pós-Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e Professor na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas)

Glenio Guimarães Santos, Universidade Federal de Goiás, Escola de Agronomia

Engenheiro Agronômico, Dr. Solo e Água, Universidade Federal de Goiás - UFG, Escola de Agronomia: EA/UFG - Goiânia, Goiás, Brasil

Rafael Felippe Ratke, Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia com ênfase em Solo e Água pela UFG-Goiânia-GO, Professor Adjunto Manejo e Fertilidade do Solo Coordenador do Centro de Análises de Solo Universidade Federal do Piauí Campus Professora Cinobelina Elvas Bom Jesus-PI

Itauane Oliveira de Aquino, Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas

Downloads

Publicado

03-03-2017

Como Citar

CAMPOS, A. R.; DA SILVA, J. B. L.; SANTOS, G. G.; RATKE, R. F.; DE AQUINO, I. O. Estimativa de parâmetros das equações de chuvas intensas para estações pluviométricas do Estado da Paraíba, Brasil. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 15–21, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/43821. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico