Influência de fungos micorrízicos arbusculares no desenvolvimento vegetativo de porta-enxertos de citros

Autores

  • Marina Martinello Back Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taís Altmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Vitor Dutra de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Endomicorriza, Fepagro C37 Reck, Fortunella, produção de mudas.

Resumo

A utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) na produção de porta-enxertos é uma alternativa para acelerar o desenvolvimento de plantas. Entretanto, sua resposta depende da espécie dos simbiontes e do ambiente. Objetivou-se avaliar a influência de espécies de FMA [Scutelospora heterogama, Gigaspora margarita, Glomus etunicatum, Acaulospora sp. e testemunha (não-inoculada)] no desenvolvimento vegetativo de porta-enxertos de citros {citrangeiro ‘Fepagro C37 Reck’ [P. trifoliata (L.) Raf. x C. sinensis (L.) Osbeck.] e ‘Kumquateiro’ [Fortunella hindsii (L.) Swingle]}. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com 10 plantas por parcela e 3 repetições. Avaliaram-se a altura, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar e a massa fresca e seca da raiz e da parte aérea. Também foi avaliada a colonização das micorrizas arbusculares nas raízes, determinando-se a porcentagem de colonização e a densidade de hifas, arbúsculos e vesículas. Entre os porta-enxertos, não houve diferença nos parâmetros de desenvolvimento vegetativo, na ausência dos FMA. As espécies de FMA colonizaram as raízes dos porta-enxertos, mas somente foram eficientes em acelerar o crescimento do citrangeiro ‘Fepagro C37 Reck’, com destaque para Scutelospora heterogama, Gigaspora margarita e Glomus etunicatum. A influência de FMA no desenvolvimento vegetativo depende da espécie de porta-enxerto de citros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Martinello Back, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheira Agrônoma, mestranda no programa de Pós-graduação em Fitotecnia no Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agranomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Taís Altmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheira Agrônoma, mestranda no programa de Pós-graduação em Fitotecnia no Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agranomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Vitor Dutra de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Agronomia - Universidad Politécnica de Valencia (1995). Foi bolsista Recém Doutor CNPq (1995/1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Chefe do Departamento de Horticutura e Silvicultura por três mandatos e foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia no período 01/06/2007 a 31/05/2011. Tem experiência na área de Agronomia/Horticultura, com ênfase em Propagação de plantas hortícolas e Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: citros, videira, Quivizeiro, frutíferas nativas, endomicorrizas, substratos, propagação e ambiente protegido. 

Downloads

Publicado

08-12-2016

Como Citar

BACK, M. M.; ALTMANN, T.; SOUZA, P. V. D. de. Influência de fungos micorrízicos arbusculares no desenvolvimento vegetativo de porta-enxertos de citros. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 407–412, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/42180. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico