Fosfito e fosfato no acúmulo e translocação de nutrientes em feijoeiro

Autores

  • Josinaldo Lopes Araujo Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias. http://orcid.org/0000-0003-4669-6114
  • Fabrício William de Ávila Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência do Solo.
  • Valdemar Faquin Universidade Estadual do Centro Oeste. Departamento de Agronomia.

Palavras-chave:

Phaseolus vulgaris, nutrição fosfatada, nutrientes catiônicos.

Resumo

Apesar de ser utilizado como fonte nutricional suplementar de fósforo, na agricultura, pouco se conhece sobre os efeitos dos fosfitos nas plantas. Objetivou-se avaliar a influência do fosfito e do fosfato sobre o acúmulo e a translocação de fósforo e nutrientes catiônicos, em feijoeiro comum. Para isso, foram instalados três experimentos. No primeiro, foram estudadas cinco concentrações (0,5 mg L-1; 10 mg L-1; 20 mg L-1; 30 mg L-1; 60 mg L-1),  combinadas com duas formas de fósforo [fosfato (Pi) e fosfito (Phi)], em solução nutritiva. No segundo experimento, foram testadas cinco proporções de Phi/Pi (0/100, 25/75, 50/50, 75/25 e 100/0). No terceiro, foram combinados dois níveis de fosfato, na solução nutritiva (1,5 mg L-1 = limitante e 20 mg L-1 = fósforo adequado), e três tratamentos referentes à adubação foliar (soluções de KH2PO3, KH2PO4 e KCl). Sob carência de fosfato, o fosfito via radicular causou diminuição no acúmulo de fósforo e nutrientes catiônicos. O P-Phi diminuiu a razão Zn/P mais que o P-Pi, aumentou a translocação de P e diminuiu a de Fe. O fornecimento de P-Phi via foliar não afetou a nutrição fosfatada do feijoeiro e nem a translocação de nutrientes, mas diminuiu o acúmulo de K, Ca, Mg, Fe e Mn. O P-Pi via foliar, sob suprimento adequado de P na solução, elevou o acúmulo deste nutriente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josinaldo Lopes Araujo, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias.

Doutor em Solos e Nutrição Mineral de Plantas. Prof. Adjunto IV, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias, CCTA/UFCG.

Fabrício William de Ávila, Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência do Solo.

Professor Titular do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras-MG. Atua na Área de Nutrição de Plantas.

Valdemar Faquin, Universidade Estadual do Centro Oeste. Departamento de Agronomia.

Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras. Atua na área de Solos e Nutrição de Plantas. Prof. Adjunto da ONICENTRO.

Downloads

Publicado

31-10-2016

Como Citar

ARAUJO, J. L.; ÁVILA, F. W. de; FAQUIN, V. Fosfito e fosfato no acúmulo e translocação de nutrientes em feijoeiro. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 46, n. 4, p. 357–366, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/40810. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Científico