Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música

Autores

  • Silvia Cordeiro Nassif

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i2.39741

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a questão da significação musical como ponto de partida para uma reflexão sobre a educação musical. Partindo de concepções polarizadas sobre o tema, vai se aproximando de autores que propõem uma visão mais integradora, até chegar à abordagem dialética dos sistemas simbólicos de Mikhail Bakhtin, cujo pensamento permite pensar a questão de maneira bastante abrangente. Toda essa discussão é trazida, então, para o campo da educação musical, dando-se ênfase à necessidade de considerar, nos processos educativos, os vários modos de relação significativa que os indivíduos estabelecem com a música e, portanto, as várias portas de entrada para o conhecimento musical. Palavras-chave: Significação musical; Educação musical; Estética; Semiologia da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

CORDEIRO NASSIF, S. Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i2.39741. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39741. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos