HISTÓRICO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA FILARIOSE LINFÁTICA EM OLINDA, PERNAMBUCO, BRASIL

Autores

  • Abraham Rocha
  • Elizabete Miguel dos Santos
  • Paula Oliveira
  • Eduardo Brandão

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i4.44603

Palavras-chave:

Wuchereria bancrofti, filariose, Olinda, programa de controle.

Resumo

A filariose linfática é uma parasitose que afeta regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, apenas a região metropolitana de Recife (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista) ainda é considerada como foco ativo de transmissão da parasitose. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi descrever o histórico das atividades de controle da parasitose em Olinda- PE, área que por muito tempo apresentou número significativo de casos, evidenciando as principais ações desenvolvidas desde o ano de 1987. Ao longo de aproximadamente 30 anos, muitos estudos clínico-laboratoriais e epidemiológicos foram desenvolvidos no município.

Recentemente, mais de cinco ciclos de tratamento em massa com citrato de dietilcarbamazina foram realizados na área, com uma adesão de mais de 65% de toda a população, o que contribuiu para a redução da microfilaremia local a taxas inferiores a 1%. Esse fato viabilizou a implantação da pesquisa de avaliação da transmissão, etapa decisiva para definição da situação atual da filariose linfática e de novas estratégias de controle e vigilância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

ROCHA, A.; DOS SANTOS, E. M.; OLIVEIRA, P.; BRANDÃO, E. HISTÓRICO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA FILARIOSE LINFÁTICA EM OLINDA, PERNAMBUCO, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 4, p. 339–348, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i4.44603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/44603. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ATUALIZAÇÃO / UP TO DATE