A INFECÇÃO DO VETOR DO TRYPANOSOMA CRUZI É SUBESTIMADA EM ALGUMAS LOCALIDADES DA BAHIA

Autores

  • Juciliane Haidamak
  • Márcia Kiyoe Shimada
  • Débora do Rocio Klisiowicz
  • Larissa Reifur

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i1.39979

Palavras-chave:

Chagas’ disease, kDNA-PCR, Trypanosoma cruzi, triatomines, Brazil.

Resumo

A Bahia foi o último estado brasileiro a ser declarado livre da transmissão da doença de

Chagas pelo Triatoma infestans em 2006. O programa designado para controle vetorial da transmissão da doença de Chagas está atualmente ativo, e os potenciais triatomíneos coletados por funcionários do Departamento da Saúde do Estado da Bahia são praticamente todos diagnosticados como negativos para Trypanosoma cruzi quando analisados pelo método parasitológico convencional direto. O objetivo deste estudo foi investigar se os triatomíneos da Bahia, de fato, não estão infectados por T. cruzi, utilizando-se, para isso, uma metodologia de diagnóstico mais sensível, como a reação em cadeia da polimerase do DNA do cinetoplasto (kDNA-PCR). Com a ajuda dos funcionários da área da saúde, foram analisados 51 triatomíneos provenientes de áreas do peridomicílio da região centro-norte do estado da Bahia.

Dos insetos analisados, a maioria (60,8%) era Triatoma brasiliensis, 29,4% eram Triatoma pseudomaculata e 9,8% eram ninfas que não foram identificadas. Apenas um inseto, analisado pelo método parasitológico convencional direto, mostrou-se potencialmente positivo para T. cruzi e 31,4% foram positivos para T. cruzi pela kDNA-PCR. Quase a metade dos insetos infectados (41,9%) era constituída por T. brasiliensis, uma espécie com alto potencial para a transmissão de T. cruzi. Estes resultados demonstram que o número de triatomíneos infectados com elevado potencial de  transmissão de T. cruzi pode ser maior do que o esperado em quatro localidades do estado da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-02-26

Como Citar

HAIDAMAK, J.; SHIMADA, M. K.; KLISIOWICZ, D. do R.; REIFUR, L. A INFECÇÃO DO VETOR DO TRYPANOSOMA CRUZI É SUBESTIMADA EM ALGUMAS LOCALIDADES DA BAHIA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 55–65, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i1.39979. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/39979. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES