A PROPÓSITO DA COLESTASE INTRA-HEPÁTICA NA HEPATITE VIRAL

Autores

  • José Asfora
  • João Wanderley Regueira
  • Dorgival Caetano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v2i1.23162

Resumo

Os autores observaram a incidência de 15% de colestase intrahepática em 200 ictéricos portadores de hepatite viral. Os achados clíníco-laboratoríais e histológicos, foram, em Unhas gerais, idênticos aos constatados pela maioria dos autores. Em um dos pacientes, porém, além da inusitada agressão parenquimatosa, com transaminase glutâmico-oxalacética de 4.900U, foi observado, desde o início da icterícia e simultaneamente, pronunciada colestase, com intenso prurido e grande elevação do colesterol total e da fosfatase alcalina. Houve hiperbilirrubinemia de 42mg%, com predominância da fração direta, elevação sérica amoniacal e pré-coma hepático.
A evolução foi favorável e o paciente se curou em 12 semanas. Trata-se de uma forma de hepatite viral colestática, que se distingue, em vários aspectos, dos clássicos perfis clínico-laboratoriais descritos pelos estudiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ASFORA, J.; WANDERLEY REGUEIRA, J.; CAETANO, D. A PROPÓSITO DA COLESTASE INTRA-HEPÁTICA NA HEPATITE VIRAL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 2, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v2i1.23162. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23162. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE CASO / CASE REPORT