A própolis no combate a tripanossomatídeos de importância médica: uma perspectiva terapêutica para doença de Chagas e Leishmaniose

Autores

  • Lívio César Cunha UFG
  • Lariza Darlene Santos Alves
  • Lorena Citó Lopes Resende Santana
  • Geandra Batista Lima Nunes
  • Pedro José Rolim Neto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v40i2.14936

Palavras-chave:

Própolis, Protozoonoses, Leishmaniose, Doença de Chagas.

Resumo

Protozoonoses tais como leishmaniose e doença de Chagas, consideradas doenças negligenciadas, afetam milhões de pessoas em todo o mundo, por isso são constantes as pesquisas para o desenvolvimento de terapias mais eficazes. O interesse pela fitoterapia como fonte alternativa para o tratamento de inúmeras enfermidades tem crescido e merece destaque o uso da própolis, amplamente utilizada na prática médica popular. São atribuídas à própolis, principalmente às variedades encontradas no Brasil, diversas propriedades farmacológicas por sua complexa composição. Estudos in vivo e in vitro com extratos de própolis contra Trypanosoma cruzi e Leishmania vêm sendo realizados nos últimos anos com resultados promissores, embora sejam necessários estudos complementares. Este trabalho traz uma revisão sobre os aspectos clínicos e epidemiológicos da leishmaniose e doença de Chagas, assim como a aplicabilidade da própolis como um recurso terapêutico eficaz e seguro para o tratamento dessas protozoonoses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-06

Como Citar

CUNHA, L. C.; ALVES, L. D. S.; SANTANA, L. C. L. R.; NUNES, G. B. L.; ROLIM NETO, P. J. A própolis no combate a tripanossomatídeos de importância médica: uma perspectiva terapêutica para doença de Chagas e Leishmaniose. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 40, n. 2, p. 105–124, 2011. DOI: 10.5216/rpt.v40i2.14936. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/14936. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ATUALIZAÇÃO / UP TO DATE