EPISTEMOLOGIA: UM RECORTE EM PIERRE BOURDIEU

Autores

  • Névio de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.36233

Palavras-chave:

Epistemologia. Sociologia da Ciência. Pierre Bourdieu. História Intelectual.

Resumo

Este artigo discute o problema da epistemologia, recortando sua análise na sociologia da ciência de Pierre Bourdieu. O percurso parte de uma discussão geral da epistemologia e chega ao posicionamento deste pensador francês, assumindo a hipótese de que a sua sociologia da ciência critica o idealismo e o determinismo científicos e afirma uma leitura de que o campo científico é um produto social, mas com suas especificidades. Apoia-se nos principais escritos deste sociólogo que tratam do problema da ciência, particularmente em Para uma sociologia da ciência e os Usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, assim como no aporte teórico da História Intelectual, os quais permitem explicitar a posição desse cientista social, estabelecendo relações entre a obra e seu criador, entre a obra e sua época e entre as diferentes obras da mesma época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Névio de Campos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-Doutor em História. Doutor em Educação. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Mestrado em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Pesquisador Produtividade CNPq 2.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

CAMPOS, N. de. EPISTEMOLOGIA: UM RECORTE EM PIERRE BOURDIEU. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 399–418, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.36233. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36233. Acesso em: 19 abr. 2024.