Estudo de respostas fisiológicas de eqüinos sem raça definida e da raça quarto de milha às condições climáticas de Teresina, Piauí

Autores

  • Luiz Augusto de Oliveira Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil
  • José Elivalto Guimarães Campelo Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil
  • Danielle Maria Machado Ribeiro Azevedo Embrapa Meio Norte
  • Amilton Paulo Raposo Costa Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil
  • Sílvia Helena Nogueira Turco Universidade do Estado da Bahia(UNEB), Juazeiro, Bahia, Brasil
  • José Wilson da Silva Moura Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil

Palavras-chave:

Equinocultura

Resumo

Estudou-se, com eqüinos Sem Raça Definida e com animais da raça Quarto de Milha, o comportamento de parâmetros fisiológicos com objetivo de avaliar, por meio de testes de tolerância e de dissipação de calor, a adaptabilidade desses animais ao ambiente térmico de Teresina, PI. Coletaram-se as medidas de temperatura retal e as freqüências cardíaca e respiratória em março e outubro, período esse que representa, respectivamente, o período chuvoso e o quente e seco na região. A resposta de cada grupo genético foi avaliada utilizando-se os parâmetros fisiológicos e índices (adaptações dos testes de Ibéria, Benezra e Rainysby). Em cada plantel o delineamento estatístico foi o inteiramente casualisado e as análises feitas com modelo que incluiu efeito de período do ano e/ou horário de mensuração do parâmetro. O ambiente térmico na região, no período seco do ano, dificulta a manutenção de homeotermia nos animais, limitando a realização de atividades físicas com eqüinos. Os parâmetros fisiológicos sofreram influência de elevação da temperatura ambiente. A raça Quarto de Milha mostrou-se adaptada às condições ambientais avaliadas, com pequena alteração na temperatura retal diante do incremento da temperatura ambiente. O ambiente térmico quente do período seco do ano interferiu na homeotermia dos animais Sem Raça Definida.

PALAVRAS-CHAVES: Adaptação, ambiente térmico, índices, freqüência respiratória, temperatura retal.

Downloads

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; CAMPELO, J. E. G.; AZEVEDO, D. M. M. R.; COSTA, A. P. R.; TURCO, S. H. N.; MOURA, J. W. da S. Estudo de respostas fisiológicas de eqüinos sem raça definida e da raça quarto de milha às condições climáticas de Teresina, Piauí. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 827–838, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/545. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal