CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E GANHO DE PESO EM BOVINOS DE CORTE CONFINADOS SUPLEMENTADOS COM CULTURA DE LEVEDURA (Saccharomyces cerevisiae cepa 1026)

Autores

  • Carlos Borges Assumpção Gattass UFMS
  • Maria da Graça Morais UFMS
  • Urbano Gomes Pinto de Abreu EMBRAPA Pantanal
  • Beatriz Lempp UFMS
  • Joice Stein UFMS
  • Tiago Zanetti Albertini ESALQ
  • Gumercindo Loriano Franco UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.450

Palavras-chave:

Produção de bovinos

Resumo

Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar os efeitos da inclusão de cultura de levedura no ganho de peso, consumo, digestibilidade aparente da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HCEL), carboidratos totais (CHOT) e carboidratos não fibrosos (CNF). Foram realizados dois experimentos utilizando novilhos ½ Red Angus ½ Nelore, alimentados com proporção de 1:1 da relação volumoso:concentrado, com base na MS. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado nos dois experimentos. Os tratamentos foram inclusão ou não de cultura de levedura (1 g/100 kg de peso vivo) à dieta dos animais. No primeiro experimento, mantiveram-se, em sistema de confinamento, quatro grupos com quarenta animais cada, dois com suplementação e dois sem suplementação; no segundo experimento, mantiveram-se dez animais canulados no rúmen e distribuídos igualmente nos tratamentos. Não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos em relação ao consumo e à digestibilidade aparente da MS, MO, PB, EE, FDN, FDA, HCEL, CHOT e CNF. Para os valores de ganho de peso também não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos. Esses resultados indicam que, em dietas com proporções de volumoso:concentrado 1:1, a suplementação com cultura de levedura não influencia o ganho de peso, o consumo e a digestibilidade aparente

PALAVRAS-CHAVES: Aditivos, confinamento, novilhos, probióticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-14

Como Citar

GATTASS, C. B. A.; MORAIS, M. da G.; ABREU, U. G. P. de; LEMPP, B.; STEIN, J.; ALBERTINI, T. Z.; FRANCO, G. L. CONSUMO, DIGESTIBILIDADE APARENTE E GANHO DE PESO EM BOVINOS DE CORTE CONFINADOS SUPLEMENTADOS COM CULTURA DE LEVEDURA (Saccharomyces cerevisiae cepa 1026). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 535–542, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i3.450. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/450. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal